A lei dos Três Estados, formulada por Auguste Comte, parte do pressuposto de que o ser humano buscou, durante toda a história da humanidade, diferentes formas de explicar os fenômenos que o rodeiam. Em sua concepção, a marcha progressiva do conhecimento humano ocorreu em três estágios históricos: o teológico, o metafísico e o positivo.
A seguir, explique as principais características de cada um dos estados apontados por Auguste Comte.
a) Estado teológico:
b) Estado metafísico:
c) Estado positivo:
Soluções para a tarefa
Estado Teológico
Os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades (Deus ou deuses). Essas entidades comandaria os fatores que compõe a realidade. As explicações estão pautadas na ação divina e não na racionalidade, por isso são considerados primitivos.
Estado Metafísico
É o estado de transição entre o teológico e o positivo. Nesse estágio, os agentes sobrenaturais são substituídos (mas não totalmente) por conceitos abstratos e impessoais. Começa-se a investigação do mundo, mas ainda desprovidas de qualquer comprovação prática.
Estado Positivo
É o apogeu da humanidade. Os fatos são explicados segundo as leis gerais abstratas de ordem positiva. Os fenômenos são explicados por meio da ciência e é fundamentada em obervação, experimento e comparações. É quando o conhecimento de fato é verdadeiro, absoluto e objetivo
Resposta:
B
Explicação: