A Lei do Ventre Livre foi decretada em 1871 e demonstrou que a abolição da escravatura no Brasil aconteceria de maneira gradual — como desejava as elites econômicas. A respeito dessa lei, responda: *
2 pontos
a) Foi criada pessoalmente pelo imperador D. Pedro II.
b) Determinava que os donos de escravos deveriam matricular todos eles em um registro nacional.
c) Não previa o pagamento indenização aos senhores pelos escravos indenizados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a letra B
Explicação:
A Lei do Ventre Livre decretava que os filhos de escravos nascidos a partir de 1871 seriam libertados quando completassem 8 ou 21 anos — o momento da libertação ficava à escolha do senhor de escravos. Essa lei também criava um registro nacional de escravos e obrigava os senhores a matricular todos os que tivessem nesse registro. Os escravos não registrados eram considerados juridicamente livres.
Espero ter ajudado!
A Lei do Ventre Livre determinou que os filhos de pessoas escravizadas nascidos a partir de então seriam considerados livres.
*Você não colocou todas as opções*
A Lei do Ventre Livre foi decretada pela Princesa Isabel na data de 28 de setembro de 1871. No entanto, o que parecia início da abolição era apenas uma paliativo para ludibriar a população escrava.
Essa lei foi considerada como retrocesso abolicionista pelos historiadores, uma vez que, só foi promulgada para retardar o avanço da abolição da escravidão.
Além de ter sido uma lei bastante vaga, pois deixou diversos questionamento na população, entre eles o que aconteceriam com os filhos das escravas que nasceram na mesma época porém meses antes da promulgação.
Para mais informações, acesse:
Lei do Ventre Livre: https://brainly.com.br/tarefa/259938