A Lei de Ferro das Oligarquias afirma que a democracia organizacional é necessariamente uma contradição de si mesma. Assim, compromete-se com o interesse da maioria e com a ampla participação, mas favorece uma minoria dirigente. Essa elite, conquanto possa governar na direção do interesse geral, priorizará, antes de tudo, seus interesses de classe dirigente e encontrará formas de reduzir a participação dos outros. Embora o controle da elite torne a democracia interna insustentável, molda o desenvolvimento de longo prazo de todas as organizações numa direção conservadora. Sobre a Lei de Ferro das Oligarquias, analise as sentenças a seguir:
I- A Lei de Ferro das Oligarquias é o ponto analítico culminante do estudo comparativo sobre os partidos socialistas europeus, que Robert Michels começou a desenvolver a partir de sua própria experiência no Partido Socialista Alemão.
II- Michels aproximou suas reflexões das teorias de Pareto e Mosca, para concluir que, fundamentalmente, as oligarquias partidárias expressam os imperativos da organização moderna: liderança competente, autoridade centralizada e divisão de tarefas no interior da organização.
III- A Lei de Ferro das Oligarquias destina-se à garantia da manutenção do poder das monarquias.
IV- Para Michels, existem apenas pontos negativos na relação entre dominantes e dominados. Assinale a alternativa CORRETA:
A- As sentenças I e II estão corretas.
B- As sentenças I e III estão corretas.
C- As sentenças III e IV estão corretas.
D- As sentenças II e IV estão corretas.
Resposta correta
A- As sentenças I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
fkkhhkjjkjokjufoiixorkdidofjkrkdkfjfjfjf
Perguntas interessantes