A Lei de Faraday relaciona a criação de uma tensão induzida a partir de um campo magnético variante no tempo. Além de ser uma das equações básicas do eletromagnetismo, podemos usá-la para estudar o funcionamento de transformadores e máquinas elétricas.
Um comerciante adquiriu um eletrodoméstico alimentado em 127 V para seu comércio, que é alimentado em 220 V, ambos monofásicos. Para evitar danos ao eletrodoméstico e reformas nas instalações, você recomenda a este comerciante usar um pequeno transformador monofásico para adequar a tensão. Este transformador é ligado em uma tomada residencial monofásica de 220 V (60 Hz) e a corrente que percorre o enrolamento do primário produz uma densidade de fluxo magnético de valor máximo 1T. Qual será o valor máximo da tensão induzida no secundário se este possui 240 espiras? Considere a área da seção transversal do transformador igual à 20 cm2. A tensão no secundário está adequada para alimentar este eletrodoméstico? Qual material seria mais adequado ao transformador: aço-silício ou neodímio-ferro-boro? Explique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Desculpe por não dar a resposta, mas me surgiu a curiosidade de saber se essa questão é de algum vestibular. Se sim, pode me dizer qual é?
wilsonbs:
Faculdade.
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
Emax=N.2___ Bmax=2 40 .2 ____
/ \ / \
.60.1.20.10-4=180,95v
Para saber se essa tensão é adequada para alimentar o eletrodoméstico, precisa da tensão eficaz:
EeF=enax=180,95=127,95v
------- -----------
/ /
V2 v2
O material mais indicado ao
transformador é o aço-silício, pois esse tipo de material diminuí as perdas por
histerese, diminuí as perdas por correntes parasitas e também as perdas por magnetostrição.
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Saúde,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás