A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre” – isto é, fora do território de Roma.A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus:
a) modificassem a estrutura agrária assentada no latifúndio.
b) exercessem a prática da escravidão sobre seus devedores.
c) conquistassem a possibilidade de casamento com os patrícios.
d) ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.
e) reivindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis
Porque a letra C e a letra D nao estao corretas . Obrigada *_*
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta e reivindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis. (e)
A Lei das Doze Tábuas possibilitou que os plebeus reivindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis. Alternativa E.
Na Roma Antiga o tratamento dispensado aos plebeus e aos patrícios diferia-se, pois se entendia que faziam parte de classes sociais opostas, pois enquanto os plebeus eram descendentes dos imigrantes conquistados pelo Império Romano, os patrícios eram descentes de seus fundadores.
Apenas após a promulgação da Lei das Doze Tábuas essa realidade começa a mudar, pois a classe que até então era excluída da vida social e política de Roma, começa a ser integrada aos poucos, até mesmo sendo permitida de contrair matrimônio com membros da classe dos patrícios.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/12364343