A lei da conservação da energia mecânica diz que “a energia mecânica não é criada nem destruída, ela é apenas transformada de um tipo de energia em outro”.
Então, pode-se concluir que os tipos de transformação de energia que ocorrem em uma usina hidrelétrica são, respectivamente:
a) Energia Potencial Gravitacional → Energia Cinética → Energia Elétrica
b) Energia Cinética → Energia Potencial Gravitacional → Energia Elétrica
c) Energia Cinética → Energia Elétrica → Energia Potencial Gravitacional
d) Energia Cinética → Energia Elétrica
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
A água cai de uma altura H e, portanto, tem energia potencial armazenada. Ao cair, ela ganha velocidade, pela conversão de energia potencial em cinética. Ao chegar nas turbinas, o impacto da água faz com que as pás girem e assim é possível converter tal energia cinética em elétrica.
Os tipos de transformação de energia que ocorrem em uma usina hidrelétrica são, respectivamente: Energia Potencial Gravitacional → Energia Cinética → Energia Elétrica (Letra A).
As usinas hidrelétricas são instaladas em locais onde e possível fazer um esquema de represamento de um rio. Com isso, a água é estocada a uma certa altura, de forma que, quando liberada, ela tenha energia gravitacional suficiente para obter energia cinética capaz de girar as turbinas da usina.
Com a movimentação das turbinas pela força do movimento da água, o gerador converte a energia cinética em energia elétrica, a qual é distribuída para as cidades por meio de fiações e postes elétricos.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/25800718