A LDB (BRASIL,1996) avança nas prerrogativas do direito da criança à educação, estabelecendo a Educação Infantil como etapa da Educação Básica, determinando propiciar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade. A BNCC (2017) complementa que a Educação Infantil deve ser pautada no cuidar e educar.
Dessarte, quais são os deveres da família e dos professores no processo educativo da criança perante a lei?
A.
Perante a lei, comprova-se que é dever da família apenas matricular as crianças na escola. Enquanto o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem é mais efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem ensina e quem aprende, ou seja, entre professor e aluno.
B.
Perante a lei, comprova-se que é dever da família não só matricular as crianças na escola, como também participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem não seja efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende.
C.
Perante a lei, comprova-se que não é dever da família matricular as crianças na escola, mas participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende.
D.
Perante a lei, comprova-se que é dever da família não só matricular as crianças na escola, como também participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende.
E.
Perante a lei, comprova-se que é dever da família não só matricular as crianças na escola, como também participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e prazeroso quando há um real sintoma entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende, podendo ser desenvolvido apenas a partir do Ensino Fundamental I entre crianças de 5 a 14 anos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D - Perante a lei, comprova-se que é dever da família não só matricular as crianças na escola, como também participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende.
Explicação:
Perante a lei, comprova-se que é dever da família não só matricular as crianças na escola, como também participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende. É incorreto afirmar que a família não tem o dever de matricular suas crianças na escola e participar do desenvolvimento delas e que as relações de cuidado e educação provêm apenas do profissional docente, uma vez que a família tem importante papel no desenvolvimento de suas crianças, sendo um processo afetivo e prazeroso, ensinado desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, para crianças de 0 a 10 anos de idade.
Resposta:
D.
Perante a lei, comprova-se que é dever da família não só matricular as crianças na escola, como também participar de seu desenvolvimento nela, ainda que o processo de cuidado e de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e prazeroso quando há uma real sintonia entre quem cuida e quem educa, entre quem ensina e quem aprende.
Explicação: