A justiça tem buscado, a cada dia mais, o conhecimento dos diferentes ramos da ciência na solução de casos complexos e um desses ramos é a Entomologia Forense. Com base neste assunto, assinale a alternativa que contém a definição correta de Entomologia Forense.
Alternativas:
a)
É a área da biologia forense que utiliza o conhecimento sobre a biologia e ecologia dos animais vertebrados para auxiliar a investigação criminal.
b)
É a área da física forense que utiliza o conhecimento sobre a velocidade de partículas para auxiliar a investigação criminal.
c)
É a área da química forense que utiliza o conhecimento sobre velocidade de reação enzimática para auxiliar a investigação criminal.
d)
É a área da biologia forense que utiliza o conhecimento sobre a biologia, taxonomia e a ecologia de insetos para auxiliar a investigação criminal.
e)
É a área da química forense que utiliza o conhecimento sobre decomposição de substâncias entorpecentes para auxiliar a investigação criminal.
2)
A análise do perfil genético de indivíduos através da análise de material biológico contendo DNA é um método cada vez mais utilizado pela perícia. Esse método pode ser aplicado, também, a Entomologia Forense. Com base neste assunto, assinale a alternativa que contenha o tipo de crime onde o autor pode ser identificado através da análise do conteúdo estomacal, por meio de técnicas moleculares para determinação de perfil genético, do inseto Pthirus púbis (piolho-do-púbis).
Alternativas:
a)
Local de cativeiro em casos de sequestro.
b)
Crime de agressão sexual.
c)
Homicídio.
d)
Furto qualificado.
e)
Ocultação de cadáver.
3)
Os aracnídeos e insetos possuem características em comum e também várias diferenças. Com base neste assunto, assinale a alternativa que contenha uma característica morfológica presente apenas em insetos.
Alternativas:
a)
Quilíceras.
b)
Patas articuladas.
c)
Abdome separado.
d)
Asas.
e)
Pedipalpos.
4)
O Filo dos artrópodes apresenta grande contribuição para a ciências criminais, porém, este filo não é formado apenas por insetos. Para a utilização correta dos conhecimentos a ele relacionados, é preciso diferenciar os seus representantes. Com base neste assunto, analise as afirmativas a seguir.
I-Insetos são animais que possuem como característica a presença de três pares de patas.
II-Os aracnídeos podem ser definidos como animais que possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome.
III-Os insetos possuem um par de antenas e os aracnídeos possuem dois pares.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas II.
c)
apenas I e III.
d)
apenas III.
e)
apenas I e II.
5)
Uma das aplicações da entomologia forense diz respeito à determinação do intervalo pós-morte, através das características da fauna cadavérica. Esse processo é baseado em características específicas. Com base neste assunto, assinale a alternativa que contenha a característica atribuída à entomologia forense, utilizada para a determinação do intervalo pós morte.
Alternativas:
a)
Quantidade de larvas sobre o cadáver.
b)
Tempo de desenvolvimento dos indivíduos imaturos.
c)
Quantidade de tipos diferentes de larvas.
d)
Quantidade de espécies de dípteros.
e)
Quantidade de coleópteros.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1. D / 2. B / 3. D / 4. E / 5. B
Explicação:
1. A Entomologia Forense pode ser definida como a área da biologia forense que utiliza os conhecimentos sobre a biologia, a taxonomia e a ecologia de insetos para auxiliar a investigação criminal, ou seja, aplica o estudo dos insetos aos procedimentos legais (OLIVEIRA-COSTA, 2011; LINHARES; THYSSEN, 2012)
2. Os “chatos” Pthirus pubis (figura 10) são insetos que causam a “pediculose pubiana”, se instalam nos pelos da região pubiana e se alimentam do hospedeiro. A transmissão de um indivíduo para outro ocorre por meio do contato íntimo ou roupas com o parasita. Assim, vítimas de agressão sexual podem adquirir esses insetos do agressor, permitindo a identificação pela análise do perfil genético (SCAGLIA, 2014).
3. Aracnídeos possuem quilíceras, patas articuladas, pedipalpos e abdome separado. Insetos possuem patas articuladas, abdome separados e asas.
4. Aracnídeos não possuem antenas.
5. Para alguns casos, é fundamental o conhecimento da biologia dos insetos como, por exemplo, para determinação do intervalo pós-morte, o conhecimento sobre o desenvolvimento pós embrionários das famílias de díptera Calliphoridae, Muscidae, Sarcophagidae e Stratiomyidae e de coleóptera Dermestidae, Cleridae, Histeridae e Scarabaeidae (PUJOL-LUZ; ARANTES; CONSTATINO, 2008), permite calcular pelo tamanho da larva e instar em que se encontra, o tempo de deposição dos ovos e uma estimativa do momento da morte do indivíduo, já que uma cronologia precisa é impossível.