A Justiça Restaurativa é um modelo viável, no Brasil, para atuar em situações de conflito? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Justiça Restaurativa é uma técnica de solução de conflitos que tem como perspectiva a vítima, o infrator e a comunidade, possibilitando o direito de defesa, a exposição dos sentimentos e a solução para que tal conflito não aconteça novamente.
A Justiça Restaurativa é um meio de resolução de conflitos e sobre a responsabilização de alguém que praticou um ato infracional ou um crime, trazendo o réu e a vítima para um processo e que o réu entenda seus atos e se responsabilize pelos atos e consequências dele e que a vítima tenha uma resposta positiva podendo ser tratado o trauma que ficou e que a vítima possa ser ajudada na recomposição de todos os danos da vítima tanto materiais quanto afetivos. Atualmente no Brasil, funciona em base de ciclos restaurativos, nos atos infracionais, nas varas de infância e em crimes de médio e alto potencial ofensivo.
Na Justiça Tradicional, a vítima é apenas uma testemunha. Já na Justiça Restaurativa, a vítima recebe uma resposta para que ela consiga superar o trauma e recompor os danos que teve. Enquanto a Justiça Tradicional trabalha com o conceito de culpa, a Justiça Restaurativa trabalha com a responsabilização do ato praticado pelo réu.