A justiça e a primeira virtude da instituição sociais, como a verdade é dos sistemas de pensamento. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignora. Por essa razão, a justiça nega que a perda de liberdade de algums se justifique por um bem maior partilhado por todos. HALW, j. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado). 0 filósofo afirma que a ideia da justiça atua como um importante fundamento na organização social e aponta como seu elemento de ação e funcionamento o
Soluções para a tarefa
Resposta: A) povo.
B) Estado.
C) governo.
D) indivíduo.
E) magistrado.
LETRA D
INDIVÍDUO
JÁ CORRIGIDO PELO DNM
John Rawls (1921-2002) é um filósofo estadunidense que pensa a justiça como sendo um princípio de organização social e individual (D).
Rawls é um autor que reflete sobre a política e os aspectos éticos. Para ele, o homem a mulher nascem e vêm ao mundo sob o véu da ignorância, ou seja, não conhecem sua família, o país de origem nem o seu status.
Portanto, ele cunha o princípio da Justiça que diz assim: "cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema total de liberdades básicas iguais que seja compatível com um sistema similar de liberdades para todos".
Assim, a humilhação política e social acontece quando os sujeitos não são visados como cidadãos e pertencentes a uma determinada sociedade e quando não possuem status e prestígio econômico na sociedade.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23048522