a jornada de um empreendedor é repleta de desafios, imprevistos e a influência de inúmeros fatores que não estão sob controle do indivíduo. dessa forma, para saber lidar com as variáveis é importante compreender o ambiente em que está inserido em busca de alternativas. este cenário está relacionado ao processo empreendedor de baron e shane. baron; shane, 2010 apud miyatake, a. k.; mazzei, b. b.; pardo, p. empreendedorismo. centro universitário de maringá. núcleo de educação a distância: maringá, 2018. há uma série de informações que são relevantes de serem conhecidas, por isso, leia as afirmações a seguir visando identificar pontos do processo empreendedor dos referidos autores: i – o fato de ter uma ideia, decidir prosseguir com ela e reunir os recursos para abrir o negócio não quer dizer que isso vai dar certo. ii – há uma série de variáveis de nível individual que podem influenciar positiva ou negativamente a continuidade na jornada empreendedora. iii – é relevante ressaltar que o empreendedorismo é um processo linear visto que cada etapa se sucede como ocorre em uma linha de produção. iv – a ideia pode ser transformada em oportunidade em questão de semanas, meses e até anos, pois condições desfavoráveis levam o empreendedor a não conseguir levá-la adiante conforme deseja. estão corretas as afirmações:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acredito ser I, III, IV
Explicação: Livro unicesumar pag. 58
A partir desse modelo dos autores, podemos notar que existem seis etapas no processo. Cada uma delas recebe a influência de variáveis individuais, grupais e sociais. Nesses modelos, (III) é relevante ressaltar que o empreendedorismo não é um processo linear, como ocorre em uma linha de produção. Pelo contrário, existem diversos fatores que influenciam esse processo que o torna dinâmico.
(IV) A ideia pode ser transformada em oportunidade em questão de semanas, meses e até anos, pois condições desfavoráveis levam o empreendedor a não conseguir levá-la adiante conforme deseja. (I) O fato de ter uma ideia, decidir prosseguir com ela e reunir os recursos para abrir o negócio não quer dizer que isso vai dar certo. Pode ser necessário alterar a ideia, pois o contexto foi alterado e não é mais possível transformá-la em oportunidade.
Essa situação pode acontecer nas outras etapas, influenciada pelas variáveis de nível individual, grupal e social. Esse modelo pode ser aplicado aos diferentes tipos de empreendedores. Para quem empreendeu por necessidade, o processo é mais intuitivo e sem muito planejamento, podendo influenciar no cumprimento das etapas. Para quem empreendeu por oportunidade, as fases foram passadas com mais precaução e análise das informações do ambiente para minimizar riscos.
Como vimos, para os empreendedores não é fácil criar e gerenciar negócios. Cada um passa por situações diferentes e age de acordo com as características pessoais e de acordo com o ambiente em que estão inseridos, por isso, encontramos tanta diversidade no empreendedorismo. Ao final da unidade, convidamos você para refletir mais sobre o assunto e consultar os materiais que disponibilizamos.
Espero ter ajudado.
Resposta:
I ll e IV
Explicação
III esta errada
Nesses modelos, é relevante ressaltar que o empreendedorismo não é um
processo linear, como ocorre em uma linha de produção. Pag 58