Sociologia, perguntado por lizwestwickt, 11 meses atrás

A internet continua sendo a mídia que mais cresce em investimento publicitário, mas também permanece como uma das menores, em termos de participação de gastos, enquanto a TV - que quase não cresce - se mantém como a que mais recebe investimentos.
Essas são as conclusões de um levantamento anual divulgado nesta manhã pela Nielsen, segundo a qual o gasto com propaganda em web - contando internet móvel, rede tradicional e aplicativos - cresceu 32,4% em todo o mundo durante 2013.
Só que mesmo assim a rede ainda é responsável apenas por 4,5% do total investido. A televisão, que só cresceu 4,3%, ficou com 58% do bolo publicitário.
Randall Beard, chefe global de soluções publicitárias da Nielsen, afirmou no levantamento que este quadro não é surpreendente, uma vez que a TV se mantém na liderança há muito tempo, o interessante é como ela tem se misturado com outras mídias.
"Estamos vendo constantemente anunciantes integrarem campanhas para se conectar com consumidores em múltiplas telas, reforçando suas mensagens estrategicamente para maximizar o impacto", escreveu ele.
Só TV, internet e outdoor (com alta de 5,1%) cresceram no ano passado. Todas as outras tiveram menos investimentos: rádio caiu 0,7%, jornais, 2,2%, revistas, 1,1%, e cinema, 1,3%.
Empresas não têm escolha, consumidor já é mobile', diz MMA
As marcas não têm mais escolha e precisam aderir ao marketing móvel, pois o consumidor de hoje já é mobile, segundo afirmou Marcio Chaer, executivo para América Latina da Mobile Marketing Association (MMA).
“Não vejo uma demanda reprimida (por conteúdo móvel), pois os consumidores vêm dando mostras de que desejam isso. Talvez o que haja, isto sim, seja um conhecimento reprimido sobre esse mercado, por parte das empresas. Mas não há mais escolha para marcas, pois consumidor já é mobile. Esse é o trabalho da MMA: divulgar informações e educar marcas e consumidores sobre os benefícios que a plataforma pode trazer”, disse ele, que vê, no entanto, um gradual encaminhamento das grandes empresas neste sentido.
"A MMA treinará toda a equipe de marketing da Coca-Cola na América Latina, e já temos negociações para fazer o mesmo com outras grandes empresas. Também estaremos presentes nos grandes eventos de publicidade, como a semana publicitária de Cannes e a Ad Week, nos Estados Unidos", afirmou.
Segundo Chaer, o grande desafio dos próximos anos para o futuro do ramo será encontrar um modelo de negócios próprio.
“Esse não é um desafio só do mobile marketing, mas da mídia digital como um todo. Hoje, o modelo de mídia digital que mais vende ainda é o offline. Precisamos definir um novo marco de modelo de negócios com as agências, que são o intermediário fundamental entre os provedores de serviços móveis e as grandes marcas”, disse.
Segundo ele, no primeiro momento não se poderá fugir do modelo de negócios tradicional do mundo da publicidade, mas com o tempo a tendência é que se desenvolva um modelo específico, adequado ao novo tipo de mídia com a qual se está trabalhando.
“Não se trata só de monetizar, mas de viabilizar a negociação entre todas as partes para achar um modelo de negócios que satisfaça a todos. A MMA põe todos em contato: marcas, agências e operadoras. Essa discussão já está ocorrendo, mas não é simples”, diz ele.

Com base nos textos acima analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:

I - A intensificação do uso das mídias digitais e a frequente exploração de novos formatos midiáticos tem reduzido significativamente os gastos com publicidade nos últimos anos.

II - Apesar do aumento do número de brasileiros conectados à internet e do crescente uso da internet como canal de comunicação, estas mídias ainda são subutilizadas.

III - O processo de virtualização de nossa sociedade pode ser percebido pela migração dos meios comunicacionais de físico para virtual, sendo esta uma estratégia vital para as organizações atuais.

IV - O fato do número crescente de consumidores que utilizam smartphones tem direcionado a publicidade a exploração de novos canais comunicacionais.

V - O uso da internet para a área de publicidade vem crescendo na mesma proporção que a internet, entretanto a comunicação de massa tradicional ainda deve prevalecer na escolha dos comunicadores.

A São corretas apenas as afirmativas I, I.
B São corretas apenas as afirmativas II, III.
C São corretas apenas as afirmativas III, V.
D São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
E São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

II, III e IV.

A indústria cultural, pode ser entendida como um veículo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com as massas.

Deste modo, precisamos notar que os indivíduos acabam sendo coagidos a partir dos mecanismos de publicidade e marketing a se adaptarem a tal elemento do entretenimento, sendo comum a "massa".

Assim, a cultura de massa é aquela massificada, sendo o próprio entretenimento direcionado a maior parcela da população.

Perguntas interessantes