História, perguntado por carloshlamegos9029, 1 ano atrás

A insurreição pernambucana foi o último grande movimento antes sa independência. Por que os pernambucanos se rebelaram ? Quais foram os resultados ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Marymari1
4
Insurreição Pernambucana foi uma revolta dos colonos portugueses e dos nativistas contra a invasão holandesa na região Nordeste do Brasil.

Com essa invasão da Holanda em Pernambuco, território não preparado para receber ataques, tanto os nativos quanto os colonizadores começaram a reagir, no ano de 1645. Isso aconteceu devido a intensificação da cobrança dos impostos, além da cobrança dos empréstimos que foram realizados por parte dos senhores de engenho com os banqueiros holandeses. Outro fator que aumentou essa disputa entre os dois países, foi a religião: os holandeses, em sua maioria, presentes nas regiões de Recife e Olinda, eram judeus ou protestantes, e o catolicismo era professado pelos portugueses, trazendo mais um motivo para a expulsão dos holandeses.


Entre as principais consequências dessa insurreição, temos a colonização das Antilhas, que fizeram com que a Holanda aumentasse sua produção de açúcar com técnicas mais avançadas que geraram uma decadência na produção desse produto no nordeste do Brasil. Além disso, houve ainda o acordo conhecido como Tratado de Paz de Haia, firmado no ano de 1661 entre Portugal e Holanda. Com esse acordo, ficou determinado que os holandeses receberiam uma indenização de 4 milhões de cruzados e as Ilhas Molucas e do Ceilão como uma forma de indenização.
Perguntas interessantes