A instauração do sistema republicano no Brasil foi resultado de uma série de tensões e interesses entre vários grupos da sociedade. Sobre os apoiadores (e seus interesses) da queda da monarquia, assinale a alternativa ERRADA
a) Os militares apoiaram a república por estarem descontentes com a desvalorização que tinham no Império. Mesmo após retornarem vencedores da Guerra do Paraguai, não foram “reconhecidos”. Viram na República uma chance de mudança.
b) O Partido Republicano Paulista era um dos maiores representantes do movimento republicano, reunindo médicos, advogados, jornalista e profissionais liberais urbanos. Defendiam um sistema de governo mais moderno e mudanças sociais e econômicas.
c) A elite econômica, formada principalmente por grandes fazendeiros produtores de café, retiraram seu apoio ao imperador após a abolição da escravidão, que libertou os escravos e criou sérias dificuldades de mão-de-obra no campo.
d) A população mais pobre do Brasil, representada pelos movimentos sociais, saiu às ruas exigindo direitos e mudanças sociais. Assim, a república foi resultado de ampla participação popular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra D
Explicação:
A população mais pobre do Brasil não participou da proclamação da república, na verdade, alguns nem sabiam do acontecimento
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás