A inspiração de Armando
Armando de Souza é um administrador inovador. Na empresa que dirige, Armando implantou uma hierarquia de autoridade (diretores, gerentes e funcionários), uma assessoria (especialistas em direito, contabilidade, propaganda, pessoal) e uma coordenação funcional para que todos trabalhem entrosadamente. Na escala hierárquica, cada diretor ou gerente utiliza o princípio da unidade de comando. Além disso, criou uma empresa na qual os funcionários reconhecem a autoridade e um conjunto de regras necessário para que todos trabalhem de maneira agradável.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto; Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Na verdade, será que Armando é realmente inovador? De onde Armando tirou essas ideias?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Armando não é exatamente um administrador inovador. Isso dependerá do ponto de vista analisado.
1º Inovador em seu ramo caso a estratégia implantada de hierarquia de autoridade e coordenação funcional não for comum na sua área de atuação;
2º Um administrador tradicional se for avaliado que a estratégia implantada por Armando já é utilizada em outras instituições, sendo a mais famosa delas a Igreja Católica;
As ideias de Armando foram, portanto, retiradas de outro modelo de instituição a Igreja Católica ou até mesmo da forma de militar de gestão utilizada no Exército.
O modelo de gestão implantado por Armando já vem sendo estudado e implantado por outros administradores. Tanto é que a forma de gestão implantada por Armando é uma mescla de estrutura organizacional comandada por unidades de comando e por funções, convencionalmente chamada de linha-staff.