Português, perguntado por anabiabizon16, 11 meses atrás

a informação secundária do texto Associação de doença mental a violência em Coringa é criticada por especialistas é questão 12

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
11

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre o filme CORINGA

O que está como informação secundária do texto Associação de doença mental e violência em CORINGA é verdadeiramente esta violência.

Muitos médicos e especialistas criticaram a associação da violência com a doença mental no filme CORINGA.

A psiquiatra Alcina Barros, doutora em Ciências do Comportamento diz "A nossa sociedade preza muito o belo e o perfeito. Mas o filme trata de uma parte dolorosa e sofrida da realidade de uma pessoa que tem uma doença mental grave. Os dedos queimados de nicotina, a magreza, tudo isso é retratado. É uma parte da sociedade que a gente não quer ver, que as famílias não querem revelar, e o cinema foi lá e mostrou"

Breno Sanvicente, que é doutor em Psicologia e professor faz ressalvas  nos equívocos que o filme cometeu e que são "potencialmente perigosos" para criar o estigma sobre o paciente. Um destes equívocos é que não há um diagnóstico preciso sobre o personagem Arthur, ele tem traços que misturam vários transtornos mentais.

"— As manifestações apresentadas não são compatíveis especificamente com nenhum dos transtornos reconhecidos. Arthur tem um pouquinho de cada uma e não se encaixa em nenhum diagnóstico. Assim, acaba sendo retratado mais como um louco do que como uma pessoa que sofre com uma doença a ser tratada — explica o especialista. "

Para Sanvicente, um ponto que gerou muitas críticas é a associação da doença mental com a violência, foi dado muita ênfase nisto :

"— É importante mostrar como o ambiente influencia na doença. Mas, ao mesmo tempo, o filme associa de uma maneira muito forte esses transtornos à violência. Quanto mais doente Arthur ficava, mais agressivo se tornava. E é fato que essas pessoas são mais vítimas de violência do que praticantes. O problema não é tratar da violência, isso pode de fato acontecer, embora seja menos comum. Mas sim mostrar esse aspecto com tanta ênfase, e tratar de uma maneira mais sutil, por exemplo, a interrupção do tratamento. "

A especialista em psiquiatria forense, a psiquiatra Alcina Barros, comenta que o filme retrata multifatores da vida de Arthur, fazendo com que ele fosse para a violência extrema. Destaca, por exemplo, o abandono do sistema de saúde, as violências físicas e a discriminação sofrida ao londo de sua vida:

"— Ele sofreu maus tratos da mãe, teve seu tratamento médico cortado pelo governo, foi rechaçado no trabalho, é discriminado na rua, violentado, agredido pelo homem que ele acreditava ser seu pai e ainda virou chacota quando tentou a carreira de comediante. A sua violência é, portanto, reativa. Ele não planeja os ataques, e não tortura ninguém, não tem traços de psicopatia. A violência do Arthur é uma resposta, um impulso. "

Para Alcina Barros, que aprovou “Coringa”, o filme traz uma importante reflexão sobre o “modus operandi” do sistema de saúde e a importância da continuidade do tratamento dos transtornos mentais.

" Arthur é um personagem que pede ajuda. Ele vai às sessões, toma os remédios, gosta de trabalhar, cuida da mãe doente. Mas em nenhum momento recebe o tratamento que merece. Ele não é atendido por uma psiquiatra, e, sim, por uma assistente social. O filme aponta para a necessidade de se repensar as políticas públicas, o direito à medicação e o tratamento que essas pessoas recebem. Arthur, por exemplo, fala que em nenhum momento a assistente social o escutou, apenas fez as perguntas que são padrão — reforça Alcina. "

A psicóloga Ana Beatriz Freire, professora do Instituto de Psicologia da UFRJ, faz o arremate final:

"— Quando ele aceita a nomeação de “Coringa” ele alcança uma estabilização. Arthur sofria com o anonimato, e esse foi o caminho que ele encontrou para sair dessa posição. Ele se torna um líder. A doença mental não é perigosa em si, mas pode ter soluções perigosas. A solução encontrada por Arthur o levou para a violência."

Saiba mais sobre CORINGA, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24369185

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Respondido por Felipe909p
21

Resposta:

Explicação:12 R:(E)


laysateixeira02: Tá errado
Perguntas interessantes