A inflação é um fenômeno econômico que pode ser interpretado de diferentes maneiras e a partir de várias causas. Neste contexto, a Teoria Cconômica desenvolveu diferentes interpretações sobre o processo inflacionário: de custos, de papel-moeda, de demanda, inercial, galopante e reprimida.
Sendo assim, imagine que uma empresa contratou você para fazer um relatório econômico sobre o processo inflacionário do Brasil. Várias notícias informam que a inflação no País é fruto de uma combinação entre dois tipos de inflação.
A partir dos tipos de inflação a seguir, construa um parecer sobre o processo inflacionário descrito nas notícias, explicando por que ela ocorre.
a) Pressão dos insumos eleva a inflação do País.
b) O problema são as indexações dos contratos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Pressão dos insumos eleva a inflação do País.
Essa é a inflação de custos. A inflação de custos é o processo inflacionário em que ocorre uma elevação dos custos produtivos – em especial, das taxas de juros, de câmbio, de salários e/ou dos preços das importações –, ou seja, sobem os preços dos fatores de produção e dos insumos (inputs) usados no processo produtivo, e que, posteriormente, vão produzir um efeito de elevação dos preços do produto final (outputs).
b) O problema são as indexações dos contratos.
Essa é a conhecida inflação inercial. A inflação inercial é o processo inflacionário sustentado pelo intenso movimento de reajuste de preços, de acordo com a inflação observada no período imediatamente anterior. Em outras palavras, os contratos contêm cláusulas de indexação que restabelecem seus valores reais.
Explicação:
A inflação pode ser compreendida como como um aumento contínuo dos preços dos produtos.
Inflação e teoria econômica
Dentro da teoria econômica há aquilo que chamamos de inflação, a inflação possui diversos significados e um deles é que há um aumento descontrolado e contínuo dos preços dos produtos que estão no mercado.
Existem pelo menos duas causas para a inflação, são elas respectivamente: Pressão dos insumos e indexações dos contratos. A pressão de insumos é quando ocorre um aumento no preço dos custos produtivos, fazendo com que haja um aumento no preço do produto final.
Já as indexações dos contratos é uma inflação inercial, ela acontece pelo reajuste dos preços restabelecendo seus valores reais.
Para saber mais sobre Inflação e teoria econômica, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/8354763
#SPJ2