A infância é, portanto, a aprendizagem necessária à idade adulta. Estudar na infância somente o crescimento, o desenvolvimento das funções, sem considerar o brinquedo, seria negligenciar esse impulso irresistível pelo qual a criança modela sua própria estátua. (CHATEAU, 1954, p.14).
As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras.
A proposição que contém uma afirmativa correta em relação ao conceito de brincar é:
Ofertar e disponibilizar brinquedos que ajudem a romper as relações de dominação dos adultos, assim como deve ser preocupação dos profissionais que trabalham com crianças, o desenvolvimento de outros aspectos sociais.
Brincar de cuidar não deve ser uma atividade adotada nas creches e pré-escolas.
Brincar favorece exclusivamente a reprodução, a imitação do conhecido.
Promover brincadeiras específicas para cada gênero deve ser incentivado sempre que possível.
Os jogos de regras e as brincadeiras dirigidas são também jogos simbólicos.
Soluções para a tarefa
A. Ofertar e disponibilizar brinquedos que ajudem a romper as relações de dominação dos adultos, assim como deve ser preocupação dos profissionais que trabalham com crianças, o desenvolvimento de outros aspectos sociais.
As brincadeiras se mostram como fundamentais para a construção de valores e hábitos do grupo social, uma vez que a criança mantém contato com os demais alunos, conhece outras culturas, valores.
Portanto, os adultos devem incentivar a construção até dos próprios brinquedos para as crianças, pois as mesmas se sentiram mais próximas da atividade.
Além de que, ao construir o seu próprio brinquedo, a criança passa a enxergá-lo de outra forma.
Destaca-se que os adultos não devem impor regras sobre a forma de brincar, muito menos escolher brinquedos para 'meninos' ou 'meninas'. A criança escolhe o brinquedo que achar mais interessante.
Abraços!