A infância é marcada pelo brincar. Essa afirmação não ignora que adolescentes e adultos, também, participem de atividades lúdicas, mas salienta a predominância do brincar nas ações das crianças, além de caracterizar o ensino e a aprendizagem como processos que acontecem de forma mais livre e espontânea. Posto isso, leia as afirmativas e assinale a alternativa sobre a importância do brincar, sobretudo na Educação Infantil.
I - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2013), são dois os eixos propostos, sendo: interações e brincadeiras. Assim, a ludicidade permeia todas as ações na educação das crianças pequenas. Vale destacar que, mesmo sendo um ato lúdico (livre/espontâneo), o profissional precisa planejar, tendo clareza de suas intencionalidades.
II - A brincadeira e o jogo devem ser introduzidos na educação das crianças pequenas somente nos intervalos de um exercício e outro. O brincar seria um complemento da proposta curricular, haja vista que são muitos os conteúdos a serem explorados na Educação Infantil.
III - A brincadeira e o jogo possibilitam que a criança transite com maior liberdade entre a realidade vivida e o mundo da fantasia, permitindo que ela se evada do mundo real, aliviando as tensões ao se concentrar totalmente no ato lúdico.
IV - O brincar é visto como uma excelente ferramenta à aprendizagem. Por meio dele, a criança constrói conhecimentos sobre si e sobre o mundo que a rodeia, desenvolvendo-se tanto nos aspectos físico, intelectual e social.
Somente I e II estão corretas.
Somente III está correta.
Somente I, II e IV estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
carolaine21:
( letra b )
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Somente I, III e IV estão corretas. Letra D
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás