A infância e a criança sempre tiveram seu espaço e direitos garantidos junto a sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta: não!
Explicação:
É importante destacar que, o conceito dado à criança e a infância não são semelhantes, pois não há uma única criança, ao mesmo tempo em que também não há uma única infância. É por meio social e culturalmente que a infância é concebida por meio de ideias, práticas e valores de uma sociedade.
A própria ideia de criança, tal como definimos atualmente, como um ser de singularidades, necessidades específicas, interesses e modos de pensar distintos, não existia antes do século XVIII, embora já houvesse a presença de ideias na antiguidade sobre a capacidade de desenvolvimento intelectual da criança.
Antes do século XVIII a criança era comparada e considerada como o próprio adulto só que em miniatura. A criança pertencia ao universo feminino até que pudessem ser integradas ao mundo adulto, ou seja, quando apresentassem condições para o trabalho, para a participação na guerra ou para reprodução. Devido ao alto índice de mortalidade infantil na época, que fazia com que as várias mortes de crianças fossem consideradas normais e o período de ser criança e ter infância passou a se tornar um tempo muito pequeno.
Nesse contexto a infância surge como categoria a partir do século XVIII, a ideia de infância, parte como produto de evolução da história da sociedade. É importante compreendermos que a definição de infância foi construída a partir do momento em que a criança começou a ser vista com um novo olhar voltado para suas necessidades particulares de uma nova categoria, onde antes era considerada e igualada aos adultos, portanto suas reais necessidades ficavam ocultas.
A realidade mostra que sempre houve crianças, ao mesmo tempo em que nem sempre houve infância. A consideração das crianças como um grupo etário próprio, com características identitárias distintas e com necessidades e direitos é muito recente, é mesmo um projeto inacabado da modernidade.
Por fim concluímos que, a concepção de criança e a infância são uma construção social, que faz parte estruturalmente e culturalmente de uma sociedade, tornando determinante sua visão sobre ela a partir de seu interesse e valorização sobre seu conceito. Nessa perspectiva deve ser a criança vista e compreendida como ativa e protagonista de sua própria vida social.