Geografia, perguntado por abeatrys, 5 meses atrás

a industrialização brasileira durante o período de regime militar ,resumo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaskauandiscord
1

Resposta:

Os primeiros momentos dos governos militares não foram marcados por grandes avanços na industrialização brasileira, nem pelos grandes projetos, pois o país enfrentava um grave quadro de endividamento externo, fruto da política de internacionalização da economia proposta por Juscelino Kubitschek (JK), que buscou o empréstimo de capital estrangeiro como um dos pilares do tripé econômico para o investimento em indústrias de bens de consumos duráveis.

Verificou-se que o Brasil da década de 1960, então, podia ser considerado um país com uma indústria com bases estabelecidas. Apesar da importância da época de JK, a indústria de bens duráveis, simbolizada principalmente pela indústria automobilística, proporcionou não só benefícios, mas problemas graves para a sociedade brasileira, como concentração industrial e concentração de renda.

Podemos definir, então, que esse primeiro período dos governos militares, que vai dos anos de 1964 até 1967, foi marcado por uma retração na economia e pouco crescimento da industrialização brasileira.

A partir de 1968, o País experimentou uma nova fase de sua economia e de seu processo de industrialização brasileira. A recuperação financeira, fruto da reforma tributária, criação de fundos de poupança compulsória (PIS, PASEP, FGTS) e ampliação do crédito lançaram bases para o momento considerado o “milagre brasileiro”. Entretanto, fatores externos também explicam esse crescimento, como o crescimento da economia mundial nestes anos, que permitiu o acesso a um abundante crédito externo, possibilitando o endividamento e criando espaço para a diversificação e o crescimento das exportações brasileiras.

Perguntas interessantes