ENEM, perguntado por whudyssonmontei8043, 1 ano atrás

A indústria Carro Novo produz, por mês, 20 000 peças de determinado equipamento para uma montadora de automóveis. Para isso, ela tem 30 operários que trabalham 8 horas por dia. No final do ano, houve um aumento das encomendas, gerando um total de 15 000 peças extras. O encarregado, então, sugeriu ao gerente que aumentasse a jornada diária de trabalho e contratasse mais operários, para que pudesse produzir a quantidade normal de peças, mais a encomenda extra. O gerente solicitou, então, que o encarregado determinasse quantos operários teria que contratar se aumentasse a jornada de trabalho para 10 horas. O encarregado calculou, corretamente, que o número de operários que teria que contratar seria a) 12. b) 18. c) 29. d) 42. e) 48.

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
0

Alternativa D: 42 operários.

Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador.

Nesse caso, veja que temos uma regra de três composta, pois existem duas variáveis relacionadas com o número de operários. O número de horas trabalhadas é inversamente proporcional ao número de funcionários, enquanto o número de peças é diretamente proporcional a esse valor. Portanto:

\frac{30}{x}=\frac{20000}{35000}\times \frac{10}{8} \\ \\ x=42

Perguntas interessantes