A independência — ou, como muitos historiadores chamam, a descolonização — da América Espanhola não aconteceu de forma rápida ou inesperada. Foi sendo construída ao longo do tempo com influência de ideologias e concepções, mas com o movimento decisivo da elite aristocrática criolla na América. Houve fatores internos e externos para a emancipação da América Espanhola. Assinale a alternativa que apresenta um fator interno.
a) Os Criollos queriam emancipação política e liberdade econômica para desenvolver um livre comércio sem a intervenção da Coroa Espanhola e, assim, acumular mais riquezas.
b) Os Criollos não queriam a independência das colônias espanholas, pois esse processo levaria à falência do sistema liberal.
c) A influência da ideologia iluminista e de suas bases conceituais.
d) A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com o texto que eu li, "Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas. Manifestavam suas insatisfações desde meados do século 18 e, influenciados pelo Iluminismo, iam forjando aos poucos um nacionalismo contrário ao domínio espanhol"
Explicação:
Então, deve ser a alternativa c) A influência da ideologia iluminista e de suas bases conceituais.
Mas também, nesse outro texto, diz assim, "Os Criollos então, se aproveitaram da situação e depuseram os governantes das colônias e passaram a governar, estabelecendo de imediato a liberdade de comércio". Podendo também ser a alternativa A
Qual vc acha que é?