A independência do Banco Central consiste na delegação da condução da política monetária a um agente independente, com o objetivo de controlar a inflação mantendo-se, assim, a credibilidade da política monetária e a reputação da autoridade monetária. Constitui-se, portanto, em um arranjo institucional que funciona como tecnologia de comprometimento que elimina o viês inflacionário, reduzindo a gravidade do problema de inconsistência temporal.
Fonte: MODENESI, A.M. REGIMES MONETÁRIOS: teoria e a experiencia do real, Manole, 2005.
No que se refere ao estudo de Cukierman sobre os instrumentos utilizados para medir independência do Banco Central, avalie as afirmações a seguir:
I. Quanto menor o tempo de permanência do presidente do Banco Central, maior é o grau de independência (entretanto, há exceções no caso do presidente ser subserviente às diretivas governamentais).
II. Os estatutos do Banco Central que estabelecem o seu objetivo e os limites para a interferência do executivo sobre a política monetária. A análise dos estatutos também é considerada (contudo, as leis são incompletas e muitas vezes a influência política fala mais alto).
III. O terceiro instrumento utilizado para medir o grau de independência é um questionário sobre os objetivos do Banco Central e sua relação com o governo, que é enviado a especialistas de cada país.
É correto apenas o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
II.
Alternativa 3:
I e II.
Alternativa 4:
III e II.
Alternativa 5:
III e I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:III E II, ALTERNATIVA 4
Explicação:
Pag. 109 DO LIVRO
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 4 - III e II
Explicação:
Perguntas interessantes