Português, perguntado por giuliawsn, 8 meses atrás

A incorporação da língua inglesa aos idiomas nativos dos mais diversos países não é novidade. Traduz, no âmbito da linguagem, uma hegemonia que os Estados Unidos consolidaram desde a década de 50. Com a globalização e o encurtamento das distâncias entre as nações obtido pelo avanço dos meios de comunicação, a contaminação das demais línguas pelo inglês ficou ainda mais patente.

O fenômeno não é em si mesmo nocivo. Pode até enriquecer um idioma ao permitir que se incorporem informações vindas de fora que ainda não têm correspondência local. A Internet é um exemplo nesse sentido.

Outra coisa, porém, bem diferente, é o uso gratuito de palavras em inglês como o que se verifica hoje no Brasil. [...] Tais anomalias são um dos sintomas do subdesenvolvimento e exprimem, no seu ridículo involuntário, a mentalidade de quem confunde modernidade com uma temporada em Miami.

[...] Não é preciso, porém, agir como Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, que queria transformar o tupi em língua oficial do Brasil para recuperar o instinto de nacionalidade. No Brasil de hoje já seria um avanço se as pessoas passassem a usar, entre outros exemplos, a palavra "entrega" em vez de "delivery".

No último período do texto, a linguagem está empregada sobretudo em função



a) poética.

b) fática.

c) metalinguística.

d) conativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvadeoliveira304
9

Resposta:

Alternativa (c metalinguística )

Explicação:

O texto inteiro, é uma reflexão crítica sobre o uso de estrangeirismos. Portanto, trata-se de um texto cujo assunto é a própria linguagem.

Respondido por Anonymous1201
1

Resposta:

"c) metalinguística."

Explicação:

O texto inteiro, e não apenas o último período, é uma reflexão crítica sobre o uso de estrangeirismos. Portanto, trata-se de um texto cujo assunto é a própria linguagem.  

Perguntas interessantes