História, perguntado por kleberpibab, 7 meses atrás

!!!!!!!!!!!RÁPIDO PRECISO DISSO PRA AMANHÃ!!!!!!!!!!!!

1 – Marque a alternativa que contém as palavras que completam corretamente a frase abaixo:A expansão marítima foi um movimento ___________________, o qual tinha como objetivos ________________________________________, e também encontrar um novo caminho para ______________________________. *
( )asiático; alcançar territórios desconhecidos; o continente europeu.

( )europeu; alcançar territórios ainda não conhecidos; as índias orientais.

( )americano; conhecer outros povos; as índias orientais.

( )europeu; distribuir riquezas para os outros povos; o continente africano.

2 – Em relação às características do Humanismo marque a alternativa INCORRETA (que não está correta): *

( )Antropocentrismo, onde o homem está no centro do conhecimento;

( )Cientificismo, de modo a encontrar respostas científicas dos fenômenos naturais;

( )Teocentrismo, onde Deus está no centro do conhecimento;

( )Racionalismo, em que a razão humana prevalece;

3 - Marinho Lutero, monge alemão que argumentava que não era necessário que nem o padre, bispo ou mesmo o papa, fosse intermediário da fé na salvação espiritual. Assim como não haveria propósito que um santo fosse evocado para o perdão por um pecado e muito menos o pagamento pela indulgência (perdão). As ideias de Lutero provocaram alvoroço por todo o Sacro Império Romano Germânico.Lutero divulgou as suas ideias. Ele teria pregado um documento contendo suas ideias com golpes de martelo na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Como se chamava esse documento e qual a sua principal crítica? *

( )95 teses e criticava, principalmente, a venda de indulgências (perdão dos pecados);

( )95 ideias e criticava, principalmente, a cor das batinas (roupas) dos monges;

( )95 argumentos e criticava, principalmente, a tradução da Bíblia para o alemão;

( )95 sugestões e criticava, principalmente, o hábito dos padres pregarem mensagens nas portas das igrejas.

5 - Alguns dos primeiros contatos com os indígenas do Brasil foram feitos por religiosos católicos. A Ordem Católica dos Jesuítas fundou missões religiosas no interior do território americano, entre os séculos XVI e XVIII. Nestas missões os indígenas eram catequizados, evangelizados e convertidos ao catolicismo, ensinados a ler e escrever e aprendiam técnicas agrícolas com os padres jesuítas. Os bandeirantes passaram a atacar as missões jesuíticas e sequestrar indígenas com a finalidade de__________________________________________________________ *

( )protegê-los dos jesuítas.

( )pedir resgate a Igreja Católica pelos indígenas sequestrados.

( )devolvê-los para seus povos de origem.

( )obter mão de obra escrava.

6 - RECUPERAÇÃO PARALELA: Explique o que foi o movimento renascentista: *
________________________________________________________

7 - RECUPERAÇÃO PARALELA: O que foi a Contrarreforma? *
_________________________________________________________

8 - RECUPERAÇÃO PARALELA: Qual a diferença entre o tipo de escravidão que os africanos realizavam antes da chegada dos portugueses e a escravidão que os portugueses realizaram com os africanos?
_________________________________________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por angelo8458234
0

Resposta:

A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização, a chamada Expansão Marítima. Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão territorial, pela difusão do cristianismo (catolicismo) para outras civilizações e também pelo desejo de aventura e pela tentativa de superar os perigos do mar (real e imaginário).

Sendo assim, preconizaremos nossa análise no desejo de aventura e superação dos perigos do mar. Será que no momento das Grandes Navegações os europeus acreditavam realmente que o planeta Terra tinha o formato de um quadrado? E que nos mares existiam monstros tenebrosos?

Sempre que lemos textos sobre a Expansão Marítima Europeia é comum encontrarmos referências aos perigos dos mares, a inexperiência e inexatidão dos navegadores, esses textos nos dão a impressão de que os europeus não tinham nenhum aparato técnico e tecnológico para a época, e parece-nos que quando iriam lançar-se ao mar, estariam caminhando na escuridão, sem visão e sem destino. Quem nunca ouviu dizer ou leu sobre a chegada dos portugueses ao território do atual Brasil, que esses queriam ir às Índias e se perderam e acabaram chegando à América! Então, chegaram aqui por acaso?

Primeiramente devemos pensar como essas ideias (terra quadrada, mar tenebroso, monstros, zonas tórridas) foram surgindo no pensamento e mentalidade dos europeus no século XV. Desde a Idade Média a Igreja Católica era detentora de enormes poderes políticos e espirituais (religioso).            Portanto, a Igreja disseminava teorias sobre as coisas naturais, humanas e espirituais para exercer prontamente o seu poder. Geralmente, aqueles que contrariavam as teorias Teocêntricas da Igreja sofriam sérias perseguições. Além do mais, o catolicismo exercia a proibição e a censura de certos livros, principalmente dos filósofos da antiguidade clássica (Platão, Aristóteles, Sócrates).

Esta situação somente começou a mudar com o advento do renascimento urbano e comercial. Permitindo outras possibilidades de leituras do mundo, das coisas naturais, humanas e espirituais. Sendo assim, o infante português D. Henrique iniciou em Sagres (Sul de Portugal) um local de estudos que reuniu navegadores, cartógrafos, cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas.

As diferenças são nítidas entre o acaso de navegar e a precisão nas navegações, se analisarmos mapas feitos anteriormente à Escola de Sagres, percebemos nestes a presença de monstros nas ilustrações dos oceanos como obstáculos dos navegadores, outro aspecto importante nestes mapas era a presença de anjos desenhados no céu, representando a proteção aos navegadores, como se esses anjos estivessem protegendo as embarcações.

Além de superar os perigos reais (as tempestades, as danificações nas embarcações, as doenças, a fome e a sede), os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do abismo). Acreditamos que a presença dos medos imaginários existiu, mas as inovações técnicas e tecnológicas (Escola de Sagres) propiciaram outro “olhar” para as navegações, permitindo a Expansão Marítima Europeia.  

A difusão da ideia da chegada ao continente americano por parte dos portugueses não passa de um possível enaltecimento dos feitos lusitanos, que teriam enfrentado o mar tenebroso e heroicamente encontrou o “Novo Mundo”. Sobre a desconstrução do acaso (se perderam e chegaram a América), temos relatos que comprovam que outros navegadores chegaram antes de Pedro Álvares Cabral (abril de 1500), forma eles: o italiano Américo Vespúcio (1499), o espanhol Vicente Pinzón (1499), e Diego de Lepe (janeiro de 1500), mas não tomaram posse da terra.

Portanto, se outros navegantes passaram pelo litoral do atual Brasil antes da esquadra de Cabral, possivelmente eles saberiam o trajeto para chegar. Nos relatos dos tripulantes, não há referência a tempestades e turbulências no mar; pois mesmo se estivessem perdidos no mar a bússola e o astrolábio (tecnologia da época) orientariam os navegadores geograficamente, e com certeza saberiam a posição que se encontravam.

espero ter ajudado, bons estudos.


kleberpibab: Enumerar as respostas pra eu saber ;-;
Respondido por funiversyx
0

Resposta:

1 - B

2 - C

3 - A

7 - A contrarreforma foi o movimento realizado pela Igreja Católica contra a expansão do protestantismo na Europa, onde foram adotadas medidas para conter esse protestantismo. Diversos países estavam aderindo outras religiões e movimentos religiosos que eram diferentes do Catolicismo (A Inglaterra aderiu o Anglicanismo, por exemplo), os únicos países que não participaram da Reforma Protestante foram Portugal e Espanha, que estavam presentes na Contrarreforma.

Explicação:

Só consegui responder essas, desculpa :(


kleberpibab: Tá bom, vai ajudar um pouco
Perguntas interessantes