A inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade é muito importante; a inclusão esportiva e social de cadeirantes pode ser realizada através do basquetebol. O que é, como é jogado e qual a importância desta variante do basquetebol?
Soluções para a tarefa
O QUE É?
O basquetebol de cadeira de rodas é um esporte coletivo praticado por pessoas com limitações físico-motoras, nos membros inferiores. Surgiu em meados do século XX, como uma atividade para distrair os soldados feridos da Segunda Guerra Mundial.
COMO É JOGADO?
As regras do basquetebol de cadeira de rodas tem suas regras bem parecidas com as do basquete tradicional, embora por questões de segurança e competitividade entre os atletas, os jogadores precisam atender alguns requisitos básicos como: A cadeira de rodas pode ter 3 ou 4 rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal; Os jogadores têm liberdade para usar faixas e suportes que ajudem a fixá-los na cadeira ou permita prender as pernas juntas. Além disso, eles podem usar aparelhos ortopédicos e protéticos; Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira. Esses são apenas alguns dos requisitos, além disso os jogadores são avaliados de acordo com os padrões da IWBF: Classificação Funcional da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas. Analisam a capacidade e as limitações de cada atleta, atribuindo a eles um número de classificação de acordo com suas necessidades. As medições da quadra são olímpicas: 28m x 15m e a altura das tabelas são de 3,05 metros de distância do chão.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DESTA VARIANTE DO BASQUETEBOL?
O Basquetebol de cadeira de rodas é importante, pois estimula a inclusão social. E então, as pessoas que antes se sentiam deslocadas e esquecidas por sua deficiência, podem participar desse esporte divertido e competitivo, além disso, a prática desse esporte ajuda na melhora das capacidades motoras e na qualidade de vida.
Bons estudos, espero ter ajudado sz