Texto sobre Globalização:
[...]“Alguns a consideram apenas a partir de sua consolidação total, ou seja, aquele momento em que os meios informacionais expandiram-se, ao menos em tese, para todos os lugares do mundo, o que dataria da segunda metade do século XX em diante. Outros, por outro lado, consideram a Globalização como um processo gradativo, que teria se iniciado em tempos mais antigos, graças às grandes expansões marítimas do final do século XV e início do século XIX, entre 1450 e 1850.” [...]
Atividade 1 :
a) O que é sionismo? Qual seu objetivo e contexto no conflito?
b) O que é diáspora? Qual povo está relacionado a esse termo? Por que ele é importante?
c) Em que ano foi criado o Estado de Israel e qual a importância desse fato para o conflito?
d) Qual a importância da II Guerra mundial para o conflito Israel/Palestina e qual a relação com o sionismo? Explique
Atividade 2 :
a) Quem são os Rohingya? Em qual país eles vivem? Qual região desse país eles habitam?
b) Qual a situação o povo Rohingya enfrenta e por que estão vivenciando tal realidade?
c) Qual a orientação religiosa da maioria da população de Mianmar e a do povo Rohingya? Qual a relevância disso?
d) Qual tem sido a saída para povo Rohingya diante da realidade em Mianmar?
Atividade 3 :
a) Quem é o povo curdo e qual a sua principal luta e reivindicação?
b) Em quais países são encontrados os curdos? E qual o seu número populacional?
c) Onde se concentram a maioria dos curdos? Por que existe instabilidade nas regiões em que esse povo habita?
d) Por que o povo curdo é considerado apátrida?
Atividade 4 :
a) Qual o processo a região do Sudão vivenciou recentemente em 2011? Qual o resultado?
b) Por que podemos dizer que o Sudão do Sul é o país mais novo a ser criado?
c) Qual a orientação religiosa da maioria da população do Sudão e do Sudão do Sul? Qual a relação disso com o que você respondeu acima?
d) Explique:
1)O que foi o Apartheid e as suas consequências ?
2)qual o significado desse nome ?
3) em qual país aconteceu ?
4) qual a importância da figura de Nelson Mandela nesse contexto ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-a) Sionismo é um movimento político que surgiu no final do século XIX e que defendia a formação de um Estado Nacional próprio para os judeus na Palestina.
b)A palavra diáspora deriva do hebraico e significa dispersão, expulsão e exílio.
É o termo que define as migrações do povo judeu - quase sempre por expulsão.
c)A criação do Estado de Israel ocorreu em maio de 1948 através de um plano proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse acontecimento favoreceu os israelenses em detrimento dos palestinos. Dessa forma, diversos conflitos ocorreram em consequência da criação do Estado de Israel, como a Guerra dos Seis Dias, a Guerra do Yom Kippur e as crises do petróleo. Vale ressaltar que alguns desses conflitos decorrentes da criação do Estado de Israel acontecem até os dias atuais.
d)Os conflitos entre Israel e Palestina são travados desde a década de 1940 e remontam ao surgimento do movimento sionista, que defendia a fundação de um Estado judeu na Palestina.
Sionista defendia a fundação de um Estado judeu na Palestina que, na ocasião estava sob domínio inglês. ....
2-a)Rohingyas, povo mulsumanos, Mianmar localizado no Sul do continente asiático. Cerca de um milhão de pessoas dessa minoria, a maior comunidade no mundo, vivem em Mianmar, país predominantemente budista. A maioria mora de forma precária no Estado de Rakhine, palco dos episódios recentes de violência que o alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein, classificou de "limpeza étnica".
b)Em 2012, choques entre os rohingya e nacionalistas budistas causaram numerosas mortes, forçando dezenas de milhares da minoria muçulmana a fugir para Bangladesh, Malásia, Tailândia e Indonésia. Desde então, cerca de 200 mil deslocados estão vivendo em acampamentos em Rakhine.
c)Budismo 73,3%, crenças tradicionais 11,9%, cristianismo 7,9%, (protestantes 5,5%, católicos 2,4%), islamismo 2,4%, outras 3,9%, sem religião e ateísmo 0,6%, População: 50.019.775 habitantes (Homens: 24.433.683, Mulheres: 25.586.092
d)Sair de seu país e se deslocar para outro a procura de uma vida melhor onde possam ficar seguros em um país mais calmo, nome dado a essa ação chama-se: refúgio.
3-a)O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.
b)O Curdistão irauiano é uma região autônoma desde 1991. Na região montanhosa do Norte o Iraque, o Curdistão tem 4,5 milhões de habitantes, em sua maioria curdos, apesar de ter uma maioria turcomana; População total: 30 milhões
c)Aproximadamente 55% dos curdos no mundo vivem na Turquia, 20% no Irã, 20% no Iraque e um pouco menos de 5% na Síria; Os Curdos estão na ilha de frente de vários conflitos e disputas territoriais geopolíticas no Oriente Médio
d)Os Curdos são hoje a maior nação apátrida do mundo, com entre 30 e 40 milhões de integrantes.
4-a)Em fevereiro de 2011, a população no Sudão – país localizado na região norte da África – foi às urnas para definir, em referendo, a separação e emancipação da região na porção meridional do país. Com a aprovação de esmagadores 98,8% dos votantes, surgiu o até então mais novo país: o Sudão do Sul, tendo como capital a cidade de Juba.
b)Por ter fundando em 9 de julho de 2011
c)Islamismo 71,4%, cristianismo 16,3% (católicos 10,2% outros 6,1%), crenças tradicionais 11,1%, sem religião e ateísmo 1,2%. População: 42.272.435 habitantes (Homens: 21.285.349; Mulheres: 20.987.086).O Sudão do Sul é basicamente composto por povos cristãos e animistas, que não aceitavam a dominação política e legislativa dos povos do norte, de maioria islâmica.
d)Explicação: pode-se dizer que uma guerra civil (até então, a mais longo em atividade na África), em vez de acabar, foi apenas transformada em um conflito.
1-O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes antiapartheid.
2-O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul.
3-foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan — então primeiro-ministro —, e adotado até 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cercados pela minoria branca no poder.
4-Mandela foi um dos líderes do movimento contra o regime do apartheid no país e ficou 27 anos na prisão por consequência de sua luta política.
Explicação:
espero ter ajudado :) bons estudos!!