a importância dos negros assumindo cargos relevantes na sociedade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiro, é importante esclarecermos o conceito de cargo político. Os artigos 6° e 7° do Decreto-Lei nº 434-F/82 de 29 de outubro 1982 tratam sobre o assunto. De acordo com o mesmo, existem dois tipos de cargos políticos: eletivo e de nomeação. Os eletivos são aqueles eleitos pela população durante as eleições, como governadores e deputados. Já os cargos de nomeação, como o nome diz, são aqueles designados ou nomeados por alguém, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que são nomeados pelo Presidente da República.
Um estudo feito em 2017 pelo cientista social formado pela Universidade de São Paulo (USP), Osmar Teixeira Gaspar, retrata a situação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e da Câmara Municipal de São Paulo em relação à representatividade negra em cargos políticos.
De acordo com o pesquisador, os candidatos negros que se elegem possuem grandes dificuldades para seguir em frente com a campanha, devido a maioria possuir escolaridade incompleta e pouca estrutura financeira. Além disso, a ausência de representantes políticos negros acaba por se naturalizar. Políticas públicas são votadas e atingem significativamente uma minoria sem ao menos que um representante da mesma esteja presente. Este tipo de estudo revela a desigualdade social presente no país, mesmo sendo em esferas de alto poder.
Analisando os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições de 2016, a quantidade de candidatos negros eleitos segue inferior à quantidade de candidatos brancos. São 29,11% dos prefeitos autodeclarados negros e 70,29% dos candidatos brancos. O mesmo ocorre para o cargo de vereador: 42,07% negros e 57,13% brancos. A diferença também é notada quando fazemos o recorte para mulheres negras, mas este é um outro assunto, que requer abordagem mais profunda.
Que tal baixar esse infográfico em alta resolução? Clique aqui.
POSSÍVEIS RAZÕES PARA POUCOS POLÍTICOS NEGROS
Já compreendemos que a desigualdade racial existe no setor político. Mas, por que isso acontece?
Em primeiro lugar, é importante a compreensão do significado do termo. Nós, do Politize!, já falamos sobre desigualdade social, dá uma conferida!
Desigualdade significa a falta de equilíbrio entre as partes, então, a desigualdade racial seria esta diferença voltada aos grupos étnicos. No vídeo abaixo, do canal Super Interessante, é mostrado o cenário atual de desigualdade racial no Brasil, mencionando, inclusive, a representatividade dos negros em cargos políticos:
i