A importância do filósofo medieval Tomás de Aquino reside principalmente em seu esforço de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz: “As verdades que professamos acerca de Deus revestem uma dupla modalidade. Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus, etc. Estas últimas verdades, os próprios filósofos as provaram por meio de demonstração, guiados pela luz da razão natural”. A partir dessa citação, identifique a opçao que melhor expressa esse pensamento de Tomás de Aquino. (A) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus. (B) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede. (C) A fé é o único meio de o ser humano chegar à verdade. (D) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades. (E) Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d’Ele.
Soluções para a tarefa
O saber desse período ficou restrito a igreja, portanto, os principais nomes dessa escola eram membros da igreja, que viviam nesses mosteiros. O mais importante membro da escolástica era Santo Tomas de Aquino.
Ele se baseava os conhecimentos de Aristóteles para formular concepções que tivesse relações entre a fé e a razão. Essa concepção era uma maneira de não excluir nem a religião nem o conhecimento do homem, já que para Santo Tomas se Aquino a inteligência do homem era uma dadiva de deus.
Portanto, para São Tomas de Aquino a razão humana mesmo sendo limitada era capaz de alcançar certas verdades.
Resposta: LETRA B
Explicação:
São Tomás de Aquino defendia a fé e a razão. Para ele, tanto um quanto o outro são dons de Deus. Mas para ele a fé é superior, então o ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.