Pedagogia, perguntado por afernandesferreirade, 3 meses atrás

A importância de realizar projetos interdisciplinares, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, reside em promover uma educação mais significativa para o aluno, dialogando com várias áreas do conhecimento, entre História e Geografia, por exemplo, as possibilidades são várias. Mas, não se esqueça: toda e qualquer atividade exige planejamento por parte do (a) professor (a), para que as atividades tenham sentido e coerência.

Questão

Qualquer ação didática exige planejamento, ainda mais quando falamos de projetos e práticas interdisciplinares. Propomos que você elabore um plano de aula simples (existe um modelo na Unidade IV), articulando temáticas de escolha livre referentes à História e Geografia, contendo: Conteúdo, Série/etapa, Objetivo geral, Objetivos específicos, Metodologia, Materiais, Avaliação e Bibliografia (opcional).

Soluções para a tarefa

Respondido por elianalee
2

No seu plano de aula você pode unir história e geografia num projeto sobre o bairro e os arredores da escola, incluindo a comunidade e os familiares dos alunos.

Importância do plano de aula interdisciplinar

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor, pois explicita quais são os objetivos da aula, como serão atingidos e cada passo que deverá ser dado durante o projeto.

Num plano interdisciplinar unem-se duas ou mais disciplinas para o estudo de um assunto ou tópico mais abrangente. Exemplo:

Título: "Nossa família, nossa região"

  • Conteúdo: estudo da história e geografia do bairro e/ou cidade, associando aos primeiros moradores da família do educando a chegarem no local.

  • Série: 2º ano do Ensino Fundamental

  • Objetivo geral:
  1. EF02HI08: compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
  2. EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

  • Objetivos específicos:

Permitir o estudo do bairro, das condições climáticas e pesquisa dos nomes de ruas e mesmo da escola.

Proporcionar  momento de entrevista com familiares mais velhos para troca de informações a respeito do local onde vivem, como era antes, quais as principais mudanças atuais.

  • Metodologia:
  1. Perguntas norteadoras: por que a escola tem esse nome? Há quanto tempo existe o bairro em que ela está situada? Há quanto tempo os alunos e suas famílias são residentes no local?
  2. Pesquisas sobre a região: fotos trazidas pelos alunos, ilustrando as mudanças pelas quais o bairro já passou.
  3. Compilado e compartilhamento de informações após entrevistas com os familiares (ou amigos, conhecidos) que moram no bairro há mais tempo
  4. Montagem de cartazes e/ou apresentações para exposição em feira cultural ou evento para a comunidade escolar.

  • Avaliação: A avaliação deve ser constante, durante cada etapa do processo antes da exposição, considerando a participação e engajamento de cada aluno.

Leia mais sobre planos de aula em: https://brainly.com.br/tarefa/3531207

#SPJ1

Perguntas interessantes