Geografia, perguntado por renatacotrim2018, 11 meses atrás

a importância climática na amazônia legal ??? URGENTEEE É PARA HOJE

Soluções para a tarefa

Respondido por Luuuuuhhh
0

Resposta:

A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e funciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Seus vegetais são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera, no processo de evapotranspiração e o Rio Amazonas desagua 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano. Assim em critérios ambientais, sua importância deve-se aos seguintes fatores: - variedade de espécies; - fitoterapia; - água doce, responsável pelo controle hídrico e climático; - estoque de carbono; - capacidade de transferir calor e vapor para outras regiões,etc. Já a nível econômico contribui para: diversidade de recursos vegetais, minerais, animais; agropecuária; hidrelétrica, etc.

Amazônia é uma região bastante úmida e quente, e isso deve-se à existência das florestas, que, por meio da evapotranspiração, perdem água para o meio ambiente. O Oceano Atlântico também é responsável por essa umidade elevada. O clima predominante é o equatorial úmido, com temperatura média de 27,9 ºC, durante a estação de menor umidade, e de 25,8 ºC, na estação de maior pluviosidade. A umidade do ar chega a 88% na época das chuvas intensas, contudo, mesmo na estação seca, essa permanece elevada, chegando a 77%. Em relação à pluviosidade, chove na Amazônia cerca de 1.500 mm a 3.000 mm todos os anos, segundo a WWF Brasil.

O conceito da Amazônia Legal foi criado pela lei 1.806 de 06 de janeiro de 1953. O objetivo da criação da Amazônia Legal foi promover e planejar o desenvolvimento da região. O desenvolvimento da região é de responsabilidade de uma autarquia federal chamada de SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

Perguntas interessantes