Pedagogia, perguntado por elmacorreia27, 1 ano atrás

“A implantação dos ciclos, ao prever uma organização do trabalho escolar em novas bases, supõe tratar o conhecimento como processo e, portanto, como uma vivência que não se coaduna com a ideia de interrupção, mas sim de construção, em que o aluno, como sujeito da ação, está continuamente sendo formado, ou melhor, se formando”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, S. Z. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. Estud. Av., v. 21, n. 60, São Paulo, maio-ago. 2007, s. p.

Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e ciclos, analise as seguintes proposições:



I. A escola em ciclos surgiu como uma tentativa de favorecer melhorias de ensino e aprendizagem.

PORQUE

II. O fato de repetir ou não um ano não deve ser considerado apenas como mais uma possibilidade escolar, e sim ponto decisivo sobre o aprender mais ou aprender menos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9

Olá!

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

Partindo deste ponto, o ensino em ciclos estão diretamente ligados a formação do aluno passando por fases que irão contribuir com seu desenvolvimento.

Porém, a escola sem ciclos, favorece um desenvolvimento do aluno em relação as melhorias na própria aprendizagem, não sendo apenas focado na construção e vivência do desse aluno em relação ao sistema escolar.


Valeu!



Perguntas interessantes