— A implantação do Projeto Grande Carajás, foi iniciada pela Companhia Vale do Rio Doce, em 1980 no leste do Pará. É correto afirmar que a maior parte da produção é destinada à exportação, por isso, se desenvolveu na região uma grande infraestrutura? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para a consolidação desse ambicioso projeto, foi implantada uma importante infra-estrutura, que incluiu a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizado no Porto do Itaqui, em São Luís.
De Carajás até o Porto do Itaqui, em São Luís foi construída uma ferrovia para facilitar o escoamento dessas riquezas minerais, que são em sua grande maioria exportadas. Essa área exporta atualmente mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, principalmente para a Ásia , além de quantidades bem menores de manganês e cobre.
Espero ter ajudado!
A implantação do Projeto Grande Carajás relaciona a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizados na região de São Luís.
Carajás foi construída com importante foco no mercado internacional, por isso, grande parte da produção é de fato voltada para a exportação. O Brasil, diante de tais atividades exploratórias, se tornou uma verdadeira referência mundial no mercado de extração e exportação de minérios.