A imitação do belo na natureza concerne ou bem a um objeto único ou então reúne as notas de diversos objetos particulares e faz delas um único todo. O primeiro processo implica fazer uma cópia semelhante, um retrato; é o caminho que conduz às formas e figuras dos holandeses. O segundo é o caminho que leva ao belo universal e suas imagens ideais; esse foi o caminho seguido pelos gregos. […] [As] numerosas ocasiões de observar a natureza levaram os artistas gregos a ir ainda mais longe: começaram a formar certos conceitos universais – tanto a partir de partes isoladas do corpo, como de suas proporções de conjunto – que se erguiam acima da própria natureza; o seu modelo original, ideal, era a natureza espiritual concebida tão só pelo entendimento. Winckelmann. Considerando o texto acima e que Winckelmann refere-se aos pintores holandeses do século XVII e aos escultores gregos antigos, seguem as afirmativas abaixo: Os gregos, ao observarem a natureza, conseguiam captar algo pelo entendimento que, apenas pela observação visual, não seria possível. Os holandeses, ao imitarem a natureza, captavam apenas as características visuais de um objeto particular. O belo universal pode ser visto nos quadros pintados pelos holandeses. As obras gregas estavam constituídas apenas com aquilo que era visto em um objeto particular. A imitação do belo na natureza só pode ocorrer pela maneira que os gregos faziam suas obras. Das afirmativas feitas acima Origem: Unioeste-PR
a) apenas a afirmação V está correta.
b) apenas as afirmações I e II estão corretas.
c) apenas as afirmações III e IV estão corretas.
d) apenas as afirmações I, II e V estão corretas.
e) apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: b) apenas as afirmações I e II estão corretas.
O autor Winckelmann diferencia, no texto acima, duas maneiras pelas quais pode-se imitar a natureza, são elas, a determinada maneira dos holandeses e a determinada maneira dos gregos.
A determinada maneira dos holandeses refere-se a uma imitação simples, ou seja, consiste no método técnico em que se reproduz mecanicamente aquilo que nossos olhos veem, captando assim, apenas as características visuais de um objeto particular.
Já a determinada maneira dos gregos refere-se a uma imitação do divino, que pode ser alcançada através do encontro dos olhos da alma com os aspectos que a natureza apresenta de mais harmonioso, ou seja, não apenas pela observação visual.
Espero ter ajudado!
b) apenas as afirmações I e II estão corretas.
Winckelmann distingue, na passagem transcrita, duas maneiras de se imitar a natureza: determinada maneira dos holandeses e determinada maneira dos gregos.
A primeira consiste na simples imitação, ou seja, no trabalho técnico de reproduzir mecanicamente aquilo que veem nossos olhos físicos.
Já a segunda consiste em uma imitação do divino, alcançada pelo encontro dos olhos da alma com aquilo que a natureza possui de mais harmonioso.