"A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permitelhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem frequentemente uma consciência falsa de suas posições sociais" MILLS, 1969, p.11. A partir da análise do fragmento acima, podemos identificar. *
A) a ideia de que o cidadão só tem capacidade de tornar sua existência inteligível situando-a dentro de seu período.
B) a ideia de que o cidadão apesar de estar inserido na sociedade, não tem o poder de interpretá-la;
C) a tese que o indivíduo tem o controle das ações humanas e que elas são fundamentais à compreensão de qualquer problema social;
D) a ideia que os indivíduos têm a capacidade de moldar o mundo, mesmo não participando das questões sociais.
E) a ideia de o tempo e o espaço não interferem no entendimento do mundo social;
Outro:
Soluções para a tarefa
Resposta:
acho que a a)
Explicação:
A alternativa correta sobre a obra do sociólogo Wright Mills e a ideia da imaginação sociológica é: "A) a ideia de que o cidadão só tem capacidade de tornar sua existência inteligível situando-a dentro de seu período.".
Para isso, é preciso compreender o tema da imaginação sociológica e sua relação com a intepretação social dos indivíduos.
Imaginação sociológica e indivíduos
A imaginação sociológica pode ser entendida enquanto o processo pelo qual o indivíduo deve passar para compreender seu papel na sociedade, além de como as estruturas sociais formulam nossos entendimentos acerca da realidade.
Com isso, o tema da imaginação sociológica apresenta relação com a interpretação dos indivíduos. É apenas com a imaginação sociológica que podemos analisar a estrutura social, apresentando consciência de qual é a nossa posição na sociedade.
Para mais sobre imaginação sociológica, leia: https://brainly.com.br/tarefa/53192886
#SPJ2