A imagem da chama de uma vela fornecida por um espelho esférico está indicada na foto abaixo.
Responda no seu caderno.
A) A imagem é real ou virtual?
B) O espelho esférico é côncavo ou convexo?
C) Sendo C o centro de curvatura do espelho, F seu foco principal e V seu vértice, pôde-se afirmar que a vela está posicionada entre C e F?
Soluções para a tarefa
B) Têm-se o Espelho côncavo, pois no espelho convexo por definição a imagem é sempre menor, VIRTUAL E DIREITA, coisa que já foi respondida na primeira.
C)Sim, a vela está posicionada entre o foco e o centro, pois se tem uma imagem, Maior, Real e Invertida.
A imagem é real, portanto, o espelho é côncavo. A vela está entre C e F, pois, a imagem está invertida e aumentada.
Como se determinar a natureza da imagem obtida?
A imagem foi obtida utilizando um anteparo colocado diante do espelho, portanto, está formada pela luz refletida pelo espelho. Então, a imagem é real.
Como se achar o tipo de espelho esférico apartir da imagem obtida?
O espelho sob estudo é um espelho esférico, dentre os espelhos esféricos, os espelhos convexos formam sempre imagens virtuais, pois, os raios refletidos são divergentes, enquanto os espelhos côncavos podem produzir imagens reais. Então, o espelho sob estudo é um espelho côncavo.
Como se determinar a ubicação da vela?
Em um espelho côncavo é possível aplicar a fórmula de Gauss:
Em que x é a posição da vela, x' é a posição da imagem e f é a distância focal. Se a vela está entre F e C, sendo F o foco e C o centro de curvatura, teríamos F<x<R, a posição da imagem é:
A imagem é real para todo x>F, como a imagem está aumentada, deve ser x'>x, se x=2F=R, temos x'=2F, portanto, a imagem terá o mesmo tamanho que a chama, se x>2F, ou seja x>R, teremos x'<x e a imagem será reduzida, portanto, a vela está entre C e F.
Saiba mais sobre os espelhos esféricos em https://brainly.com.br/tarefa/25254121
#SPJ2