A ilustração a seguir representa o sistema genital masculino, em corte, após uma vasectomia. Analise-a atentamente e responda:
a) O homem continua produzindo espermatozoides? Por quê?
b) O homem continua ejaculando, apesar da cirurgia. Por que, então, esse método é considerado anticonceptivo?
c) A testosterona, hormônio responsável pelas características sexuais secundárias, é produzida nos testículos. Com o corte do canal (ou ducto) deferente, o homem perde essas características? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
A) Sim, a produção de espermatozóides é função exocrina do testículo, assim que, com a vasectomia, continua se produzindo mas não ejaculando, são reabsorvidos pelo corpo.
B) Porque ao ejacular, o homem vasectomisado libera todos os outros líquidos, menos o espermatozóide.
C) A função hormonal, em todo o corpo trabalha somente na corrente sanguínea, por este fato, a vasectomia não interfere na masculinidade, a testosterona vai para corrente sanguínea através das veias testiculares.
Espero ter ajudado, precisando é só perguntar.
a) Sim, pois os testículos continuam ativos, bem como toda a parte hormonal, apenas um ducto foi cortado.
b) A ejaculação consiste na eliminação dos espermatozoides e dos líquidos produzidos pelas vesículas seminais e pela próstata. Como o canal (ou ducto) deferente está cortado, os espermatozoides não chegam até os líquidos seminais e prostático, que continuam sendo produzidos e lançados. Sem esses gametas, não há fecundação.
c) Não perde, pois os hormônios não passam pelo canal deferente, são lançados diretamente no sangue, mantendo as características sexuais secundárias.