“A igreja controlava o essencial do sistema de ensino. [...] Este monopólio do saber e da moral pôde apoiar-se eficazmente no monopólio da escrita até ao século XII e numa posição dominante nos diversos domínios da representação (nas cidades até à Renascença, nos campos com frequência até ao século XIX)”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERREAU, Alain. O Feudalismo: um horizonte teórico. Lisboa: Edições 70, 1983.
De acordo com o texto-base História Medieval, considere as seguintes afirmativas sobre a prática da leitura e escrita na Idade Média:
I. Inocêncio III foi um dos papas doutores da Igreja, contribuiu com vários documentos e tratados e incentivou a educação dos clérigos, que tinham pouco conhecimento da escrita.
II. A igreja e os papas detinham saber e transmitiam esse conhecimento pare revolucionar a ordem feudal.
III. Na Idade Média a maior parte da população não sabia ler ou escrever.
IV. O fiel aprendia sobre a vida de Cristo e dos apóstolos através da leitura da Bíblia, que era complementada pelas imagens dentro da igreja.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A II, III e IV.
B I, III e IV
C I e II.
D I e IV
E I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
Inocêncio é considerado o papa mais importante da Idade Média, e uma das personalidades mais influentes da história, deixando um amplo legado para a Igreja Católica, principalmente na teologia política, para a Europa, e especialmente para o direito, em que absorveu e aplicou vários princípios e normas das leis romanas, ...
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Contabilidade,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás