a) Identifique os distintos interesses dos gru- pos sociais citados no texto em relação à política de imigração durante o Segundo reinado
Soluções para a tarefa
a) O texto de Luiz Felipe de Alencastro aborda que havia um plano de estado para “civilizar” o Brasil. Portanto, aqueles que viessem substituir a mão-de-obra escravizada poderia ser de qualquer etnia, já os que viriam para se estabelecer por conta própria deveriam ser europeus.
Essa política higienista faz parte do discurso racista de “limpeza étnica” que o governo brasileiro apoiou durante o século XIX e primeiras décadas do século XX. A imigração europeia tinha, também, a intenção de mudar a sociedade brasileira.
Imigração no Brasil
Tinha por objetivo substituir a mão-de-obra escravizada negra, que estava em decadência desde a proibição do tráfico em 1850, e “embranquecer” a população brasileira.
Houve várias tentativas até que o processo fosse bem-sucedido. A primeira foi a “colônia de parceria”, que tinha financiamento privado e supervisão do estado. Com o fracasso dessa tentativa, o governo decidiu intervir e estruturar o processo de imigração.
Veio, daí, a “Imigração subvencionada”, subsidiada pelo Segundo Império e que dava aos europeus uma cota de terras para sua posse quando cumprissem os termos do contrato.
Nessa mesma época, as leis abolicionistas eram aprovadas no intuito de não prejudicar os escravocratas. A abolição, portanto, foi pensada para evitar prejuízos da elite e os negros escravizados não receberam nenhuma indenização.
A imigração tinha como alvo os povos europeus que passavam por crises política e econômica, como alemães e italianos, que viviam guerras civis que culminaram na unificação em 1871.
Sobre a Imigração brasileira, confira: https://brainly.com.br/tarefa/9962293
#SPJ1