Psicologia, perguntado por krisvery, 1 ano atrás

A identidade de um indivíduo é constituída por gênero, sexo, idade, nacionalidade, língua, etc. Desse modo, o ideal seria se falar em identidades ao invés de identidade. Esse conjunto de referências forma um ser humano único e é nessa constituição de pluralidades identitárias que se constitui a identidade social de cada um, que é estabelecida nas práticas cotidianas. No que se refere à identidade social, é a noção e o sentimento de pertença a determinados grupos sociais, sendo um dos seus elementos a identidade cultural. Considerando que a identidade cultural é um conjunto de relações sociais e patrimônios simbólicos compartilhados entre gerações que unem determinado grupo ao redor de determinados valores. Como base nesses conceitos, você deverá realizar o seguinte desafio: Marcelo, 16 anos, é encaminhado pela educadora social para conversar com a assistente social. Ele estaria mais quieto que o normal e se recusando a participar das diversas atividades propostas pela educadora social. Ao ser questionado sobre sua atitude, responde que não tem vontade de fazer as atividades, que é tudo muito chato e sem sentido. A assistente social pergunta sobre qual atividade ele não vê sentido em participar. Marcelo se refere que estão falando sobre origem do Município de São Leopoldo (cidade onde moram) e a participação de cada povo nessa construção. Irritado fala alto e aponta para o braço e questiona a assistente social: "Eu sou negro! E ficam lá só falando dos alemães. Té parece que os brancos construíram essa cidade." Prossegue falando que não vê sentido na atividade e quando se fala de história é sempre pra falar dos brancos, que tem ódio de ter nascido preto. Você enquanto assistente social, quais seriam as possibilidades de intervenções a serem feitas, levando em consideração o fortalecimento dos aspectos da identidade social e cultural de Marcelo?

Soluções para a tarefa

Respondido por walkyriaaraujo23
17

Resposta:Nesse contexto, é apresentada como fundamental a figura do Assistente Social enquanto agente interventor, com perspectiva de sua ação sempre pautada no resgate e na manutenção de direitos através de processos de conscientização e formação de “contra-hegemonias” para o alargamento de possibilidades dos sujeitos individuais e coletivos. O Marcelo, se reconhecendo, pertencente a um grupo social, reforça sua identidade social enquanto indivíduo.

Possibilidades de intervenção nesse caso seriam em dois âmbitos:

1) Equipe de trabalho para que possa pensar nas atividades propostas, sendo necessário reforçar a identidade social, não só de Marcelo, como também de todos os adolescentes.

2) Em conjunto com as educadoras sociais, atividades que possibilitem aos jovens conhecer suas origens culturais, por exemplo. No caso do movimento negro, trata-se de um terreno fértil para reflexões de interesse político e social, contribuindo não só para conhecimento cultural, mas, também, construção de identidade social.

Respondido por iaracardososh
1

Uma das possibilidades de intervenção que pode ser proposta, pela assistente social, é: dialogar com o jovem, fazendo-o entender sua real insatisfação, intervenção junto a equipe de educadores sociais e também as demais, para pensar em atividades que abarquem sua experiência e respeite sua identidade.

Como podemos conduzir uma intervenção correta?

Precisamos compreender que Marcelo é um sujeito de direito e que portanto é necessário fazer um resgate sócio histórico da história da cidade envolvendo todos os agentes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, que não seja restrito a ração, gênero, sexualidade etc.

É necessário dialogar com Marcelo e dizer que a sua insatisfação não é inválida, fazendo com que o jovem compreenda que o que ele deseja não é a não execução da atividade, mas que o que ele deseja é se sentir representado no processo histórico da cidade.

Escutar dele também como ele se sentiria melhor representado durante o processo.

Para saber mais sobre identidade racial acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1409813

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes