Biologia, perguntado por mariaheloisasnp, 9 meses atrás

A ideia que geralmente temos de movimento é bastante limitada, em biologia a ideia de movimento é mais complexa. Dê exemplos de movimentação em seres vivos que fogem do entendimento cotidiano de movimento:​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizadecontti
0

Explicação:

Mecânica é uma grande área da física que se concentra no estudo do movimento e repouso dos corpos, estejam estes ou não sob a ação de forças. A mecânica divide-se nas áreas de cinemática, dinâmica e estática. Praticamente todos os movimentos que acontecem em nosso cotidiano podem ser descritos pelas equações dessa área.

O estudo da mecânica é de grande importância para uma enorme gama de profissões, além de ser o conteúdo de física que é mais cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alguns profissionais lidam diariamente com ela, como engenheiros civis, engenheiros agrônomos, engenheiros mecânicos, engenheiros hidráulicos, arquitetos, pilotos de avião, físicos e outros.

A mecânica é dividida em cinemática, dinâmica e estática.

O que a mecânica estuda?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O objeto do estudo da mecânica é o movimento, por isso se trata de uma área de estudo bastante extensa. Dentre as diversas possibilidades de estudo, destacamos algumas que foram desenvolvidas pela pesquisa em mecânica:

As órbitas de planetas, satélites e asteroides, descritas pela lei da gravitação universal e pelas leis de Kepler.

As leis da mecânica permite-nos calcular a velocidade e altura para colocarmos satélites em órbitas.

A trajetória de foguetes, balas, dardos e flechas explicada por meio das equações de lançamento de projéteis.

O escoamento de fluidos, descrito pela equação da continuidade, capaz de explicar o voo dos aviões bem como as situações hidrostáticas, em que os fluidos encontram-se em repouso.

O funcionamento de máquinas simples, tais como planos inclinados, roldanas, talhas, balanças etc.

A trajetória de partículas eletricamente carregadas movendo-se sob a ação de campos elétricos e magnéticos, como ocorre no fenômeno da aurora boreal.

Corpos em queda livre ou até mesmo corpos que caem acelerados pela gravidade, mas que sofrem a ação da resistência do ar.

Veja também: Aprenda a como resolver exercícios de cinemática

Perguntas interessantes