História, perguntado por jaqueline3012, 11 meses atrás

A ideia de uma conferência internacional que permitisse resolver os conflitos territoriais engendrados pelas atividades dos países europeus na região do Congo foi lançada por iniciativa de Portugal, mas retomada mais tarde por Bismarck, que, depois de ter consultado outras potências, foi encorajado a concretizá-la. A conferência realizou- se em Berlim, de 15 de novembro de 1884 a 26 de novembro de 1885."

(UZOIGWE, Godfrey N.. Partilha europeia e conquista da África: apanhado geral. In: KI-ZERBO, Joseph. (Org.). História geral da África. V. VII. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010. p. 19)

Sobre a Conferência de Berlim, analise as afirmativas a seguir:

I) A conferência oficializou a chamada partilha da África, distribuindo territórios entre os países europeus.

II) A Conferência estabeleceu os pressupostos legais para a formação da organização das Nações Unidas.

III) Portugal saiu desfavorável das decisões tomadas, ficando com poucos territórios e perdendo a garantia de muitas posses suas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas I.

b)
apenas II.

c)
apenas III.

d)
apenas I e II.

e)
apenas II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

I é verdadeira, de modo que depois da Conferência a África havia sido quase que integralmente dividida entre países europeus (restavam apenas a Etiópia e a Libéria como países livres), que passaram a ocupar economicamente e militarmente estes países.

II é falsa, já que a ONU surgiria só depois da Segunda Guerra Mundial, estando muito mais próxima do mal-sucedido projeto da Liga das Nações que da Conferência de Berlim.

III é falsa. Portugal controlava, na época, ilhas oceânicas na África e a parte sul, com destaque para Namíbia e Moçambique, territórios que manteve.

É correta a alternativa A.


josicorreia1989: Boa noite alguém já tem a sequência correta da av2 do seminário por favor
Perguntas interessantes