A ideia de que o Estado é o instrumento central de sustentação da reprodução dos interesses da classe dominante foi formulada por: a. Jean Jacques Rousseau. b. John Locke. c. Thomas Hobbes. d. Karl Marx.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta se encontra na alternativa D.
Explicação:
Irei basear minha explicação negando as outras alternativas.
Primeiramente, John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau são filósofos conhecidos como " contratualistas". Segundo eles, o Estado surge como um instrumento de controle social, de modo a garantir a segurança dos indivíduos. Esse é um interesse em comum de cada filósofo, embora eles tenham divergências em outros aspectos.
Já Karl Max não é contratualista, e, segundo ele, a sociedade é movida por uma relação de interesses e entrebates envolvendo a classe dominante (burgueses) e a classe trabalhadora (proletários). Para Max, o modo como a sociedade se desenvolve, no que tange à política, tem influência daqueles que exercem domínio sobre os meios de produção, ou seja, os burgueses.
Para Karl Marx o Estado é o instrumento central de sustentação da reprodução dos interesses da classe dominante. Alternativa D.
Para Marx em seus pressupostos do Marxismo, o Estado capitalista atende tão somente aos interesses das classes altas, a burguesia, estando então os proletariados, ou trabalhadores do sistema, apenas vendendo sua força de trabalho em prol do enriquecimento de outrem.
Estado e classes sociais estariam então relacionados, pois o segundo conceito é apenas uma consequência do primeiro que foi estipulado conforme os instrumentos estratégicos de construção de uma sociedade consumista, em que os proletários trabalham muito, sempre visando o consumo de produtos lançados pelos burgueses, por isso, nunca enriquecerão.
Mais sobre Karl Marx: https://brainly.com.br/tarefa/18440868