A ideia de geoespacializar dados surgiu muito antes da criação dos computadores, o que prova que o ser humano é capaz de perceber necessidades mesmo não tendo grandes tecnologias em mãos, utilizando conhecimento e perspicácia, também somos capazes de lidar com dados de forma e conseguir informações que nos serão úteis.
Essa conclusão nos leva a um fato histórico como sendo o representante do sistema de processar dados com o intuído de ter informações geoespacializadas que é:
Alternativas
Alternativa 1:
O desenvolvimento de mapas cartográficos na primeira guerra mundial para conhecer melhor o território inimigo.
Alternativa 2:
O desenvolvimento dos primeiros sistemas para coletas de dados ambientais desenvolvido pelo Canadá na década de 1960.
Alternativa 3:
Mapeamento das divisas geográficas dos diversos países para evitar entendimentos errôneos em relação a dimensão e limites dos territórios.
Alternativa 4:
O mapa das Trilhas do Grande Yü, descrito como o mais preciso trabalho cartográfico da sua época, produzido em baixo relevo em pedra por volta de 1.100 D.C., mostra uma linha de costa bem caracterizada e uma rede hidrográfica extraordinariamente precisa. O original com 1m² está no museu Pei Lin em Xi?an. Esse mapa já traz a ideia de trabalhar dados para que o mesmo seja entendido com maior facilidade.
Alternativa 5:
A ideia de processar dados com o intuito de se ter uma referência especializada surgiu em 1854, em Londres, durante uma epidemia de cólera onde morreram mais de 500 pessoas. O resultado especializado dos dados mostrou que a maioria dos casos estavam concentrados em torno de uma fonte de água, no caso um poço específico, de forma que, foi possível determinar que o poço fosse lacrado, o que contribuiu para a contenção da epidemia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
respondi a alternativa 5 mas ainda estou com dúvidas.
Resposta:
CORRETA a Alternativa 5: A ideia de processar dados com o intuito de se ter uma referência especializada surgiu em 1854, em Londres, durante uma epidemia de cólera onde morreram mais de 500 pessoas. O resultado especializado dos dados mostrou que a maioria dos casos estavam concentrados em torno de uma fonte de água, no caso um poço específico, de forma que, foi possível determinar que o poço fosse lacrado, o que contribuiu para a contenção da epidemia.
Explicação:
Inicialmente fiquei em dúvida com relação à alternativa 4 sobre o “O mapa das Trilhas do Grande Yü”, entretanto, quando ele diz “A ideia de geoespacializar dados” vai ao encontro de “A ideia de processar dados com o intuito de se ter uma referência especializada”. Assim entendo que a resposta está nas pp. 21 e 22 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS.