“A ideia de cultura que prevalece hoje no senso comum deve muito ao pensamento de [Franz] Boas: um conjunto estável de hábitos, práticas, costumes, tecnologias etc. No campo teórico da Antropologia, entretanto, esse conceito passou por inúmeras revisões (...). Na década de 1960, uma nova geração de antropólogos trouxe outros significados ao conceito de cultura. Destacam-se nesse momento os trabalhos dos norte-americanos David Schneider (1918-1995), Clifford Geertz (1926-2006) e Marshal Sahlins, que criticaram o conceito de cultura como um todo integrado e estático.”
1) (UEM-2017, adaptada). Sobre as concepções contemporâneas em torno do conceito de cultura, assinale a alternativa incorreta: *
1/1
a) A cultura é compreendida como um sistema simbólico que confere sentido às atividades humanas.
b) Uma análise orientada pela concepção simbólica de cultura destacaria os processos de perda e de aculturação na incorporação do rap e do hip hop em periferias brasileiras, o que resulta na substituição do samba como autêntico elemento da cultura brasileira.
c) A cultura é vista como um código que se pode ler e interpretar. Assim, a Antropologia é definida como uma ciência capaz de interpretar os significados que os diferentes grupos humanos atribuem às suas experiências sociais.
d) Franz Boas entende a cultura como um conjunto estável de hábitos, práticas, costumes e tecnologias.
Feedback
Parabéns, é isso aí! Vimos nesta aula que uma cultura não se sobrepõe sobre a outra, na perspectiva da Antropologia Contemporânea
Na madrugada de 1º de novembro de 2009, morre na França o etnólogo e antropólogo Claude Lévi-Strauss aos 101 anos de idade. Sua morte teve grande repercussão no Brasil, sobretudo porque foi um dos primeiros professores de sociologia da Universidade de São Paulo, logo na sua fundação, tendo feito várias expedições ao Brasil Central. Seu pensamento influenciou gerações de filósofos, antropólogos e sociólogos.
2) (UENP 2011- adaptada) É correto afirmar: *
1/1
a) A corrente estruturalista, da qual Lévi-Strauss é o principal teórico, surgiu na década de 40 com uma proposta diferente do funcionalismo, predominante até então. O funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em saber como as coisas existiam na sua função social. O estruturalismo queria saber do trabalho intelectual. Olhar para os povos indígenas e buscar uma racionalidade e uma reflexão propriamente nativa.
b) Lévi-Strauss não encontrou evidências de que os povos nativos desenvolvessem um pensamento selvagem, nem que ocorresse a passagem de homem natural para o homem cultural entre os povos indígenas.
c) Lévi-Strauss acreditava que o homem não é uma espécie transitória, e sugeriu uma visão essencialista do ser humano, já que o mundo existe quando o homem o interpreta, chegando a afirmar, em várias passagens, que o mundo começou com o homem e vai terminar com ele.
d) Não pode ser atribuído ao legado de Lévi-Strauss o respeito ao pensamento dos chamados povos primitivos, em especial dos povos indígenas da América, pelas diferenças culturais e pela diversidade, sem as quais a criatividade humana cessa e, por tudo que há no mundo, antes e depois da passagem do humano pela Terra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
procura no assistente do Google a resposta
vitoriapq15:
to tentando colocar a respoosta
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Informática,
6 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás