ENEM, perguntado por deborabezzerra, 1 ano atrás

A ideia de cidadania a qual nos referimos com tanta naturalidade nem sempre foi tão óbvia ao longo da história. Em realidade, ela é concebida dentro de um contexto histórico e temporal, representado por apenas uma das alternativas expostas a seguir. Marque a alternativa correta:

a.
A concepção de cidadania vigente nasce com a declaração dos Direitos Humanos da ONU, publicada em 1948.

b.
A concepção de direitos humanos e, consequentemente, de cidadania a que nos referimos com tanta naturalidade, foi desenvolvida na modernidade, quando as revoluções burguesas depuseram os regimes absolutistas e, com eles, seus referenciais de direitos, de deveres e de soberania.

c.
A concepção de cidadania a que nos referimos nasce com o advento das sociedades feudais. Ainda que marcada pelo absolutismo e governos despóticos, já existia nos regimes feudais certas noções de deveres e direitos.


d.
A concepção de cidadania a que nos referimos nasce, pela primeira vez, nos impérios gregos e romanos, onde todos os cidadãos participavam dos destinos da cidade, a pólis.

e.
A concepção de cidadania e, consequentemente, de direitos humanos a que nos referimos com tanta naturalidade, foi desenvolvida a partir da revolução americana, ainda no século XVIII.


Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
6

Alternativa d

Levando em consideração de que cidadão é aquele que faz parte dos processos de construção e normatização de uma cidade, bem como, tem direitos e deveres inerentes à ela, pode-se dizer que este conceito nasceu juntamento com o conceito de polis, que deu origem à política.

Tal conceito foi disseminado ainda na Grécia antiga como forma de participação de pessoas de diferentes classes nas decisões mais importantes das cidades.


vtgabriel: Você está equivocada! Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava limitado a uma minoria popular, vez que apenas recebiam o titulo de "cidadão" os homens atenienses maiores de 21 anos. Assim, em virtude desse e de outros fatores, torna-se evidente que o conceito de cidadania da Grécia Antiga é segregador, e portanto ultrapassado.
Perguntas interessantes