A ideia da construção de uma “cultura escolar do esporte” (VAGO, 1996, p. 16) impactaram de um modo importante o florescimento de novas abordagens e conceitos à educação física escolar. Expressivos pelas maneiras que reconheceram e trataram o esporte nas aulas de educação física, duas abordagens merecem destaque: 1) Concepção de aulas abertas de Educação Física e 2) Abordagem crítico-emancipatória. Cada uma dessas abordagens está associada aos professores Reiner Hildebrandt-Stramann e Elenor Kunz, na devida ordem.
HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e os impactos das novas abordagens, avalie as afirmações a seguir.
I. As duas abordagens deram uma atenção bastante grande ao esporte, tomado, assim, como conteúdo irrisório e sem importância na educação física.
II. Obviamente, visto apenas pelo prisma da presença do esporte, as abordagens conseguiram romper com uma tradição de grande valorização ao esporte.
III. Se no contexto proeminentemente desportivo, as repetições de técnicas desportivas determinadas pelo que se caracteriza como “professor-técnico” justificavam-se pela busca acelerada de um rendimento maximizado para a obtenção de bons resultados nas competições; na escola, a postura pedagógica do professor de educação física deveria ser outra.
IV. No entanto, as rupturas com essa tradição serão marcantes no trato metodológico do esporte, podendo ser visualizadas na proposta de cada um dos professores e nas tentativas de construir a anteriormente mencionada “cultura escolar do esporte” (VAGO, 1996), transformando a presença esportiva na estrutura escolar de um “esporte na escola” para um “esporte da escola” (BRACHT, 1992).
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
alternativa 3 (c)
Explicação:
pag 149
Perguntas interessantes