A iconografia e os relatos escritos por Hans Staden no século XVI contribuíram para circulação e divulgação de alguns dos costumes das populações ameríndias de seu tempo e ainda como documento para nossas atuais análises historiográficas. Em destaque, na imagem acima, Staden retrata:
A) O canibalismo do qual as populações indígenas praticavam de forma religiosa, seguido de festa e que ainda contribua para complementar as necessidades nutritivas da população;
B) Um ritual pagão indígena, em que os prisioneiros das batalhas contra os europeus invasores eram devorados para amedrontá-los, sendo também uma estratégia para expulsar os europeus de suas terras;
C) Um ritual antropofágico, em que o inimigo era devorado literalmente. Esse ritual teve importância na organização social de povos guerreiros por entenderem que ao comer o inimigo guerreiro adquiria-se seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidades.
D) Um ritual canibal, realizado com muita festa, do qual seus praticantes acreditavam que alimentar-se de carne do inimigo guerreiro fortalecia o corpo e o espírito para outras batalhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Alternativa (C) Um ritual antropofágico, em que o inimigo era devorado literalmente. Esse ritual teve importância na organização social de povos guerreiros por entenderem que ao comer o inimigo guerreiro adquiria-se seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidades.
Explicação:
Fiz a questão no preparatório e acertei. Espero ter ajudado!
Respondido por
6
Resposta:C) Um ritual antropofágico, em que o inimigo era devorado literalmente. Esse ritual teve importância na organização social de povos guerreiros por entenderem que ao comer o inimigo guerreiro adquiria-se seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidades.
Explicação: o professor explicou assim
Perguntas interessantes