A humanidade, desde tempos imemoriais, tem se pautado na administração da norma para fazer representar e distinguir os atos justos e injustos dos homens e mulheres, por isso a norma sempre se fez restritiva. Ao mesmo tempo, a norma sempre pretendeu agir como reguladora da vontade humana, que não raro é propensa a causar deliberadamente prejuízos aos outros, por isso ela sempre se fez preventiva.Quando discutimos o tema da Educação e dos Direitos Humanos, lidamos, sobretudo, com essa segunda forma de entender o lugar da norma na educação. A norma educa, previne, orienta, aconselha e oferece uma base de reflexão para que o ato que a supera, a própria vida, seja o mais refletido e menos perigoso possível para o indivíduo e para as coletividades.(VIEIRA, Alexandre. Fundamentos Socioantropológicos da Educação. Curitiba: Fael, 2013).A partir das ideias apresentadas acima, reflita, reflita elaborando um texto, entre 10 a 15 linhas, a respeito dos Direitos Humanos e da importância da Educação para os Direitos Humanos, destacando por que o profissional da educação é essencial nesse trabalho.
Soluções para a tarefa
Olá!
Vamos ao texto!
Os Direitos Humanos surgem em um momento bastante especifico para a história da humanidade. O Pós Segunda Guerra mundial (ou Pós Grande Guerra, aos adeptos de que houve uma só guerra mundial, que agruparia a Primeira e a Segunda) foi um período de reconstrução de valores ante as atrocidades vistas naquele período.
Deste modo, a ONU (que acabara de ser criada), une um conceito de direitos universais que todos deveriam garantir para todos os seres humanos, surgem assim, os Direitos Humanos.
O Papel do educador se encaixa exatamente ai. Garantir que todos tenham esses direitos, muitas vezes, não se trata do aporte financeiro ou político em si, se trata da consciência em nosso conviver cotidiano. E para que isso seja garantido, o educador deve apresentar perspectivas em busca de garantir o entendimento da importância das mesmas, para que sejam deste modo passadas adiante.